Aula Inaugural de Libras da Câmara sensibiliza desafios da pessoa surda na sociedade
A Câmara Municipal de Palmas (CMP) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) realizaram na tarde desta quarta-feira (16) a aula inaugural do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A aula contou com a palestra
“Desafios e vivências de uma pessoa surda no contexto do cuidado à saúde”, da professora surda, Geovana Lima Gonçalves Brauna.
Ela abordou as barreiras encontradas pelos deficientes auditivos no acesso à educação e à saúde efetiva, dentre outras questões.
Na oportunidade, a docente contou um pouco sobre a sua história e dificuldades como pessoa surda. Ela relatou que há diversas situações que acontecem com a pessoa surda que provocam um desânimo muito grande, pela falta de acessibilidade.
“Nós surdos não conseguimos ouvir quando nos chamam em uma fila, por exemplo, ou quando um professor passa os avisos na sala de aula sem anotar no quadro, então são inúmeras situações que podem nos prejudicar, mas que sabemos que dependem de mudanças na nossa sociedade”, ressaltou Geovana.
A Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Márcia Adriana de Faria Ribeiro, falou sobre o trabalho do IFTO em busca de inclusão, diversidade e acessibilidade.
“Ficamos muito felizes de estar recebendo todos vocês para agregar com essa temática que o IFTO trabalha há tantos anos. Vemos aqui professores do município, servidores desta Casa e comunidade. Queremos agradecer o presidente Folha (PSDB) por essa parceria, por abrir as portas para uma temática tão importante que deve ser visualizada em todas as instâncias”, comentou.
As aulas do curso básico de Libras serão ministradas pelos professores José Vitor Resende Araujo, Marianna Lima Batista, Regiane Rodrigues de Sousa Santos e Mayara Ferreira Milhomens.
Vale lembrar que nesta sexta-feira (18) não haverá aula para as turmas de Libras ministradas no IFTO, já que a aula inaugural foi para as três turmas.