Saúde promove capacitação sobre atendimento às pessoas em situação de violência sexual

Com o objetivo de ofertar uma maior segurança ao atendimento das pessoas em situação de violência sexual que procuram atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove no período de 16 a 18 de agosto, capacitação para todos os profissionais de saúde que atuam nos hospitais estaduais. O evento é coordenado pelo Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS) do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) e acontecerá no auditório da Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS).

Nos três dias de evento, a capacitação abordará a forma correta de atendimento, cuidados necessários com as pessoas vítimas de violência sexual e a importância do sigilo profissional no dia a dia. Entre os parceiros estão servidores de áreas técnicas das SES-TO e de profissionais que atuam no Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público do Tocantins (MPE-TO), Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Secretarias de Saúde de Palmas e Barrolândia (SEMUS).

De acordo com a coordenadora do SAVIS do HMDR, Sâmia Chabo, “por ser um tema de relevância pública e de suma importância, orientamos que todos os servidores que atuam em unidades hospitalares façam, pois aborda a especificidade e complexidade de um tema super importante para todos os serviços de saúde existentes no SUS. E durante esses três dias iremos orientar, sensibilizar e proteger mais ainda esse trabalho tão complexo e necessário”.

Anúncio no meio do texto

No ano de 2022, a equipe do SAVIS atendeu cerca de nove crianças, na faixa etária de 0 a 9 anos e 235 na faixa etária de 10 a 19 anos. “O número de atendimentos que realizamos nos últimos tempos, mostra a importância que esse trabalho possui para o Tocantins e por isso, pedimos aos participantes que venham de coração aberto e dispostos a ouvir e acolher o próximo independente de cor, raça, sexo e orientação sexual. Serão dias enriquecedores”, acrescentou a coordenadora do SAVIS do HMDR, Sâmia Chabo.

Programação

Nos três dias de evento, os participantes receberão conhecimento sobre protocolos de atendimento e atuação da área jurídica  no apoio às vitimas de violência sexual. 

Confira abaixo, um pouco do que está previsto em cada data:

  • 16/08 – Abertura Oficial e explicação sobre o protocolo de atendimento e encaminhamento para o SAVIS; tipos de violência sexual e atendimento ao público LGBTQIA+.
  • 17/08 – Apresentação do NUAVE/HGP; atuação da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher em Situação de Violência Sexual; Atuação do Conselho Tutelar; Aspectos Éticos e Jurídicos do Aborto Previsto em Lei.
  • 18/08 – Atuação da Defensoria Pública e Ministério Público diante das violências sexuais; Estatísticas do SAVIS e aula prática com apresentação dos grupos.
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais