Palmas começa as ações de controle de incêndios

Para este período seco na Capital, a Prefeitura de Palmas dá início ao combate às queimadas com 16 brigadistas, com ações para controle de incêndios. Os titulares da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) se reuniram na segunda-feira, 17, na Defesa Civil do Município com os brigadistas. De janeiro até segunda, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 27 focos de queimadas, sendo que 12 foram durante o mês de julho. O cidadão pode fazer a denúncia de incêndios pelo telefone 153 ou WhatsApp (63) 99242-3285. 

A presidente da FMA, Meire Carreira, explica que o município de Palmas tem um plano de ação voltado à prevenção e combate às queimadas. “É essencial contarmos com os brigadistas, então estamos dando mais esse passo, e já estamos com nossos brigadistas em campo, atuando no combate aos focos detectados, e também seguimos com os trabalhos voltados à sensibilização da população para os cuidados preventivos, de extrema importância para diminuição das queimadas.”

O secretário da Sesmu, Agostinho Júnior, destaca que o Governo Estadual publicou a Portaria n.º 13, que proíbe a emissão e vigência das autorizações ambientais de queima controlada no Tocantins no período de 20 de julho a 30 de outubro deste ano. E, para este período, a Prefeitura de Palmas faz um trabalho importante de combate aos incêndios ocorridos, dando uma resposta importante para garantir a segurança dos palmenses e proteção do meio ambiente. “É um trabalho muito importante, também perigoso, e agradecemos a coragem dos nossos brigadistas.”

Anúncio no meio do texto

A Gestão Municipal trabalha o ciclo do fogo dividido em quatro etapas: prevenção, preparação, resposta e recuperação, conforme definido pelo Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio). “Agora, com o número de focos aumentando, damos início a fase de resposta, o qual é o combate aos incêndios”, informa o superintendente da Defesa Civil Municipal, que integra a Sesmu, Bruno Maciel Grama. 

Orientação
Os técnicos da Gerência de Educação Ambiental da FMA e do PrevIncêndio estão fazendo visitas às propriedades rurais de sensibilização da comunidade sobre a importância de não fazer queimadas no período, visando evitar a ocorrência de incêndios. As visitas serão realizadas até agosto, quando ocorrerão blitze educativas. A recomendação da FMA é que neste período os proprietários rurais não limpem as roças com o uso do fogo, mesmo que seja com as técnicas de aceiros e queimadas controladas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais