5ª etapa do projeto Minicidadão atenderá mais de 300 crianças da Capital

Teve início nesta terça-feira, 23, na Escola Municipal Thiago Barbosa, localizada em Palmas, a 5ª etapa do projeto Minicidadão, iniciativa do Ministério Público do Tocantins (MPTO) que facilita a emissão dos documentos de identificação para crianças de 0 a 12 anos de idade, reforçando aspectos da cidadania e agindo de forma preventiva no combate ao desaparecimento de crianças no Estado.

“Eu acho o RG sensacional!”, essa é a afirmação contagiante da pequena Pérola Rhiana Ramos Pereira, de apenas nove anos, que está tendo acesso ao documento de identidade e ao CPF por meio do projeto. A criança, que estuda no terceiro ano do ensino fundamental, conta que, com os documentos, poderá viajar e ir para todos os lugares com segurança.

A idealizadora do projeto e coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, explica que aproximadamente 300 crianças que estudam na escola serão beneficiadas com o Minicidadão. “Elas sairão daqui com seus RGs, e assim, poderemos melhorar a proteção sobre o desaparecimento involuntário dessas crianças”.

Anúncio no meio do texto

Isabelle Figueiredo ressalta que o projeto será expandido para cidades do interior do Tocantins. “Já fizemos um momento em Mateiros e agora devemos ir para outras regiões, como o Bico do Papagaio, comunidades quilombolas e aldeias indígenas. Tudo para que as crianças do nosso Estado tenham garantida uma série de direitos que são decorrentes desse documento em mãos”.

Segundo o diretor da unidade escolar, Othon Carlos de Almeida Pinheiro, a ação gera uma comodidade para a comunidade, que busca esse serviço dentro da escola, o que proporciona um vínculo com a unidade. O gestor informa ainda que as crianças ficam entusiasmadas e felizes com a oportunidade de terem o documento.

O projeto segue na Escola Municipal Thiago Barbosa até a tarde desta quarta-feira, 24.

Minicidadão

O projeto é destinado a crianças matriculadas na rede pública municipal, que receberão a versão impressa e digital da nova identidade, que reunirá, no número do CPF, todos os documentos, substituindo o Registro Geral (RG) e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.

O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) e com a parceria da Receita Federal e do Instituto de Identificação do Tocantins, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O RG é um dos principais documentos de identificação pessoal do cidadão brasileiro e, em Palmas, segundo levantamento do projeto, mais de 23 mil crianças e adolescentes – estudantes da rede pública com até 12 anos de idade – não possuem o documento.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais