Wanderlei Barbosa prestigia posse do novo ministro da Justiça e Segurança Pública

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou nesta quinta-feira, 1° de fevereiro, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, a cerimônia de posse do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que assume a vaga de Flávio Dino, que foi nomeado como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de acompanhar a gestão do governo federal, para continuar trazendo resultados ao Tocantins. “Manifestar o nosso apoio a essa importante transição na gestão da segurança pública, em âmbito federal, reforça ainda mais uma parceria estreita que temos com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. E assim como já vínhamos trabalhando com o ex-ministro Flávio Dino, nossos projetos terão continuidade e os benefícios que já estavam previstos, em breve, chegarão ao Estado”, pontuou o Governador. 

Em sua primeira fala como ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski destacou as diversas responsabilidades do Ministério, com especial ênfase no dever de articular-se com os órgãos integrantes do sistema de justiça. “A pasta assumirá a responsabilidade pela defesa, pela ordem jurídica, pelos direitos políticos e pelas garantias constitucionais da polícia judicial. Além disso, ela supervisionará as políticas de acesso à justiça e promoverá o diálogo institucional com o poder judiciário e os demais órgãos do sistema de justiça. Agradecemos pela confiança, em nós, depositada”, concluiu o ministro.

Anúncio no meio do texto

Na solenidade, o governador Wanderlei Barbosa esteve acompanhado do secretário extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior; do secretário-executivo da Segurança Pública do Tocantins, Reginaldo de Menezes; do comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel Márcio Antônio Barbosa; e do secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron.

Segurança pública do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa tem destacado a área da segurança pública como uma das prioridades de sua gestão e, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, alcançou importantes resultados. Uma das principais conquistas foi a destinação de R$ 35,3 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para implementar medidas no combate ao tráfico de drogas, à violência nas escolas, aos crimes ambientais e à violência contra a mulher, entre outras ações.

Também se destacou o investimento de R$ 20 milhões para a implementação do Sistema Abis (Solução Automatizada de Identificação Biométrica), um software para modernização de investigações. Os recursos foram viabilizados por meio de emenda parlamentar da bancada federal do Tocantins, com a qual o governador seguirá trabalhando nesse novo momento do Ministério. 

Transmissão de cargo

Nesta quinta-feira, 1° de fevereiro, às 16 horas, no Palácio da Justiça, o governador Wanderlei Barbosa também participa da cerimônia de transmissão do cargo de Flávio Dino para Ricardo Lewandowski.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais