Wanderlei Barbosa designa novos interinos para secretarias e órgãos estaduais
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) nomeou novos responsáveis interinos para secretarias, agências e institutos do Governo do Tocantins. As designações, publicadas no Diário Oficial do Estado, valem até que titulares definitivos sejam escolhidos para cada pasta.
Wanderlei retornou ao comando do Executivo na sexta-feira (5), após três meses afastado por decisão judicial no âmbito da Operação Fames-19, que investiga suspeitas de desvio de recursos destinados à compra de cestas básicas na pandemia. O habeas corpus que devolveu o mandato ao governador ainda será analisado pela Segunda Turma do STF.
Desde o retorno, o governo passa por uma reestruturação administrativa. Isso porque o primeiro escalão montado pelo vice-governador Laurez Moreira (PSD) durante o período de afastamento foi exonerado em massa. Com isso, diversas pastas passaram a ser conduzidas por interinos até que novas nomeações sejam anunciadas.
Mudanças publicadas no Diário Oficial
No novo ajuste, o governador revogou designações feitas anteriormente, como a do secretário de Segurança Pública, Bruno Sousa Azevedo, que deixará de responder interinamente pela Secretaria da Cidadania e Justiça, e da secretária da Mulher, Larissa Carlos Rosenda, que não atuará mais como interina da Secretaria da Igualdade Racial.
Para esses e outros órgãos, novos nomes foram confirmados:
Interinos nomeados por Wanderlei Barbosa
- Rogério Castro Ferreira, secretário executivo — responderá interinamente pela Secretaria da Igualdade Racial
- Hélio Pereira Marques, secretário executivo — responderá interinamente pela Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju)
- Maria Valéria Miranda Kurovski, secretária executiva — responderá interinamente pela Secretaria da Cultura
- Wilson Sousa e Silva, secretário executivo — responderá interinamente pela Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano
- Wesley de Sousa Lemos, vice-presidente executivo — responderá interinamente pela Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins)
- Paulo Cesar Benfica Filho, secretário de Administração — responderá interinamente pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS)
- Jânio Potengi Cirqueira de Carvalho, diretor de Regularização Fundiária — responderá interinamente pelo Instituto de Terras do Tocantins (Intertins)
- Manoel Silvino Gomes Neto, vice-presidente executivo — responderá interinamente pelo Detran-TO
- Wellingthon Junior Silveira, vice-presidente executivo — responderá interinamente pelo Igeprev
- Gilberto Ferreira dos Santos, vice-presidente executivo — responderá interinamente pela Fapt
- Túlio Parreira Labre, superintendente de Operação e Conservação — responderá interinamente pela Ageto
- Markes Cristiana Oliveira dos Santos — nomeada como secretária executiva da Educação
As nomeações seguem enquanto o governo recompõe a estrutura administrativa e reorganiza as pastas após o período de gestão interina.
Informações: G1 Tocantins
