Vigias das escolas de Palmas recebem capacitação sobre segurança

Os profissionais que atuam como vigias nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas da Rede de Ensino da Capital receberem capacitação sobre cuidados básicos de segurança no ambiente escolar. De forma atenta, cerca de 250 vigias acompanharam as instruções e novos protocolos, entre outros conhecimentos para melhoria da convivência e segurança nas unidades educacionais. A formação aconteceu no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, situada na região Norte da cidade.

Dentre os temas abordados durante a formação estão a utilização correta das ferramentas e técnicas voltadas à segurança em ambiente escolar, conhecimentos para resolução de conflitos, primeiras providências em situações de risco, atendimento ao público e contatos de emergência. As instruções foram repassadas pelos inspetores da Guarda Metropolitana de Palmas, especialistas em segurança do patrimônio público.

A secretária da Educação de Palmas, professora Fátima Sena, aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho e a dedicação de cada um dos vigias. “Vocês estão na linha de frente das nossas escolas, e o primeiro contato da comunidade escolar acontece com vocês, portanto o serviço que prestam é de extrema importância para o bem-estar das nossas crianças e educadores. Quero mais uma vez agradecer imensamente o cuidado e carinho que têm com os nossos pequenos e também com seus familiares. E reafirmar o compromisso da prefeita Cinthia Ribeiro de estar junto e bem alinhados neste momento atípico que o País está vivendo”, lembrou a secretária.

Anúncio no meio do texto

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), Agostinho Júnior, explicou que a formação realizada faz parte do programa de capacitação continuada para esta categoria de profissionais. “A intenção é qualificar os vigias para que possam atender da melhor maneira possível a sociedade. Já promovemos um primeiro curso de formação meses atrás, e pretendemos dar continuidade nas formações, oferecendo a eles informações e metodologias atualizadas da área de segurança”, pontuou o secretário.

Olhar atento

A recomendação é a de que os vigias tenham atenção redobrada com relação às pessoas que frequentam as instituições, seja para buscar informações ou para deixar e buscar os alunos. As escolas da Rede Municipal da Capital contam ainda com o apoio do policiamento em seu entorno. Outras ações de prevenção que envolvem a ronda escolar também foram reforçadas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais