Vicentinho Júnior visita sede do Jornal Primeira Página e defende “obra moral” como principal legado na política
O deputado federal e pré-candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior (PSDB), visitou nesta quarta-feira (24) a sede do Jornal Primeira Página, em Palmas, onde participou de uma entrevista conduzida pela fundadora e diretora-presidente do veículo, Sandra Miranda, e pelo editor-chefe Elias Viana.
A conversa abordou temas como o cenário político de 2026, liberdade de imprensa, ética na política, inovação tecnológica, economia e os principais desafios do Tocantins. Durante a entrevista, o parlamentar comentou episódios recentes envolvendo seu nome, defendeu sua trajetória política e apresentou posicionamentos sobre o futuro do Estado.
Também acompanharam o encontro a empresária Renata Miranda, as jornalistas Morgana Gurgel e Clarissa Fernandes, o assessor político Rogério Tortola, o videomaker Rossini Dantas e o fotógrafo Isaac Santos.
“Minha maior obra é a obra moral”
Logo no início da conversa, o deputado afirmou que considera a integridade de sua trajetória pública como seu principal patrimônio político.
Segundo ele, após 12 anos exercendo mandato na Câmara dos Deputados, seu maior legado não está em obras físicas ou números de investimentos, mas na reputação construída ao longo da vida pública.
“Eu já tenho uma rotina no exercício dos meus mandatos que me permite hoje registrar a minha maior obra, aos 12 anos que estou como deputado federal: a minha obra moral”, declarou.
Vicentinho afirmou que enfrentou diversas denúncias e ataques políticos ao longo dos anos, mas ressaltou que nunca teve condenações relacionadas ao exercício do mandato.
Para ele, a política tocantinense precisa elevar o nível do debate público e voltar a discutir ética, responsabilidade com o dinheiro público e compromisso com a verdade.
Críticas ao cenário político
Ao analisar o cenário político estadual, o parlamentar criticou aquilo que considera uma cultura de baixa exigência da população em relação aos gestores públicos.
Segundo ele, concluir um mandato deveria ser encarado como obrigação de qualquer governante e não como um feito extraordinário.
“A tradição dos políticos no Tocantins é querer convencer o tocantinense de que tem que comemorar o político terminar o mandato. Terminar mandato é regra, não exceção”, afirmou.
Vicentinho também disse acreditar que a eleição de 2026 precisa ser marcada pelo confronto de ideias e não por ataques pessoais.
“Eu não vou agredir mulher de candidato. Eu não vou agredir marido de candidato. Eu vou fazer um debate com os candidatos para respeitar a necessidade do meu Estado”, declarou.
Durante a entrevista, o deputado repetiu diversas vezes que pretende concentrar sua campanha na discussão de propostas para o futuro do Tocantins e no que chamou de “obra moral” da vida pública.
Debate sobre liberdade de imprensa e episódio envolvendo jornalista
Um dos momentos mais longos da entrevista ocorreu quando Elias Viana questionou o parlamentar sobre a repercussão de uma ligação telefônica divulgada nas redes sociais após uma reportagem que revelou um encontro entre Vicentinho Júnior e o vereador Vinícius Pires, em Brasília.
O caso ganhou destaque após a divulgação de um áudio em que o deputado questiona a jornalista Verônica Bolzan sobre registros fotográficos feitos durante a agenda na capital federal. O episódio gerou repercussão política, manifestações de entidades ligadas à imprensa e críticas de setores que interpretaram a atitude como uma tentativa de intimidação à atividade jornalística.
Questionado sobre o assunto, Vicentinho afirmou que não tem histórico de ações judiciais contra jornalistas e negou que sua postura tenha sido uma tentativa de intimidar profissionais da comunicação.
“Procure se alguma vez, nesses anos de mandato, eu já processei um único jornalista no Estado do Tocantins”, declarou.
Durante a entrevista, o deputado disse que tem sido alvo de ataques políticos e de tentativas de desgastar sua imagem pública ao longo dos últimos anos. Segundo ele, o episódio envolvendo a jornalista não estaria relacionado ao exercício da atividade jornalística, mas ao que classificou como um monitoramento direcionado de sua rotina em Brasília.
Vicentinho afirmou que considera legítimo o trabalho da imprensa quando realizado dentro das atribuições profissionais e disse que sua reação ocorreu após identificar quem estava realizando os registros fotográficos.
“Se essa foto foi feita por um jornalista ou uma jornalista no exercício da sua função, está tudo certo. Se essa foto foi feita por alguém a mando de terceiros para me acompanhar, aí está tudo errado”, afirmou.
Ao comentar o caso, o parlamentar também mencionou denúncias anônimas, investigações e episódios que, segundo ele, teriam sido utilizados no passado para tentar atingir seu mandato politicamente. Para o deputado, existe uma tentativa recorrente de criar narrativas contra sua atuação pública.
“Já fui criticado, já fui atacado e sempre fiz o debate político”, disse.
Vicentinho também rebateu acusações de que teria atacado uma jornalista e afirmou que sempre manteve uma relação respeitosa com profissionais da comunicação e com a liberdade de imprensa.
Durante a resposta, voltou a defender que a disputa eleitoral seja baseada em propostas e não em questões relacionadas à vida privada dos candidatos.
“Quem vai votar em mim não quer saber da minha vida pessoal. O debate precisa ser sobre o Tocantins”, declarou.
Ao longo da conversa, o deputado também afirmou que não pretende utilizar ataques pessoais contra adversários políticos durante a campanha e defendeu que a eleição de 2026 seja marcada pela discussão de projetos, ideias e soluções para os problemas do Estado.
Crescimento da pré-candidatura
Sandra Miranda questionou o deputado sobre a receptividade de seu nome desde que passou a ser apontado como pré-candidato ao Governo do Tocantins.
Ao responder, Vicentinho atribuiu o crescimento de sua pré-candidatura ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos nos municípios tocantinenses.
Segundo ele, a presença constante nas cidades e o contato direto com a população explicam a aceitação que vem observando durante as agendas pelo Estado.
“Eu trabalho muito. Eu não brinco de fazer política. Eu faço política com alegria, mas trabalho com seriedade”, afirmou.
O parlamentar destacou que possui atuação em todas as regiões do Tocantins e que sua trajetória política foi construída ouvindo prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, produtores rurais, empresários e cidadãos comuns.
Para ele, o diferencial de sua pré-candidatura está justamente na experiência acumulada e no conhecimento das diferentes realidades do Estado.
Verdade como marca da campanha
Ao longo de toda a entrevista, uma palavra apareceu repetidamente nas respostas do deputado: verdade.
Vicentinho afirmou diversas vezes que pretende construir sua campanha eleitoral baseada na transparência, na coerência e na defesa do interesse público.
“O que está faltando hoje no Tocantins é a palavra e a prática da verdade”, declarou.
Segundo ele, a população está cansada de discursos vazios e espera dos futuros governantes atitudes concretas e posicionamentos claros.
Para o parlamentar, a próxima eleição será uma oportunidade para discutir projetos de desenvolvimento, modernização da gestão pública e novos caminhos para o Estado.
Tecnologia e o Tocantins 4.0
Outro tema que ocupou boa parte da entrevista foi a necessidade de modernização tecnológica do Tocantins.
Vicentinho afirmou que o Estado precisa acompanhar transformações que já estão sendo implementadas em outras regiões do país.
Segundo ele, áreas como saúde, educação, meio ambiente e gestão pública precisam incorporar novas tecnologias para aumentar a eficiência dos serviços oferecidos à população.
“Não dá para uma geração 4.0 viver em um Estado analógico”, afirmou.
O deputado citou exemplos de estados que já utilizam inteligência artificial para acelerar análises ambientais, modernizar serviços públicos e melhorar indicadores educacionais.
Para ele, o Tocantins precisa se preparar para uma nova realidade econômica e tecnológica.
“Se você não trouxer a geração 4.0 do Brasil e do mundo para dentro do Tocantins, nós vamos continuar ficando para trás”, declarou.
Vicentinho também defendeu maior aproximação entre o poder público, universidades, centros de inovação e o setor produtivo para impulsionar o desenvolvimento estadual.
Reforma tributária e futuro econômico do Estado
Ao falar sobre economia, o deputado demonstrou preocupação com os impactos futuros da reforma tributária sobre a capacidade de atração de investimentos pelo Tocantins.
Segundo ele, o Estado precisa iniciar imediatamente o planejamento para enfrentar as mudanças previstas para os próximos anos.
“A partir de 2033, o Tocantins não poderá mais contar com os mesmos incentivos fiscais que possui hoje. O que estamos planejando para essa transição?”, questionou.
Na avaliação do parlamentar, muitos estados já estão se preparando para esse novo cenário enquanto o Tocantins ainda discute temas considerados secundários.
Para ele, a questão econômica deveria ocupar posição central no debate eleitoral.
“Temos problemas muito maiores para discutir. O Tocantins precisa pensar no futuro”, afirmou.
Posição política e eleição de 2026
Questionado sobre seu posicionamento político e sobre o papel da direita na disputa pelo Governo do Tocantins, Vicentinho afirmou que suas posições ideológicas são conhecidas pela população, mas ressaltou que pretende governar para todos os tocantinenses.
Segundo ele, um eventual governo não pode ser conduzido por interesses de lideranças nacionais, mas pelas necessidades da população tocantinense.
“Eu vou governar para os tocantinenses. Não vou governar para Lula, para Bolsonaro ou para qualquer outro líder político nacional”, declarou.
O parlamentar também fez críticas ao que considera incoerências de alguns adversários políticos e defendeu maior clareza nas posições adotadas pelos pré-candidatos.
Compromisso de retornar ao Jornal Primeira Página
Ao final da entrevista, Sandra Miranda convidou o deputado para retornar à sede do Jornal Primeira Página em futuras oportunidades, permitindo aprofundar temas que não puderam ser abordados em razão do tempo.
Vicentinho aceitou o convite e afirmou que pretende voltar para detalhar propostas de governo, discutir áreas estratégicas como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico, além de responder novos questionamentos da equipe do jornal.
A visita marcou um dos primeiros encontros institucionais do parlamentar com a redação dentro do período de pré-campanha e abriu espaço para uma série de futuras entrevistas sobre os desafios e perspectivas para o Tocantins nas eleições de 2026.







