Vereadora MaryCats da Causa Animal propõe voto de congratulação à Guarda Metropolitana por ato de bravura no combate à violência contra a mulher

A Câmara Municipal de Palmas apresentou o Voto de Congratulação , de autoria da vereadora MaryCats da Causa Animal, em reconhecimento à atuação exemplar da Guarda Metropolitana de Palmas em um caso de extrema gravidade envolvendo tentativa de feminicídio.

O requerimento solicitou o envio oficial do voto à corporação, com especial reconhecimento aos agentes Idalécia Morais de Souza, Samuel Oliveira Silva, Hugo Magalhães Nunes, Thyago Martins dos Santos e Cícero Rodrigo da Silva Ferreira Guimarães, que protagonizaram uma ação decisiva e corajosa no dia 6 de dezembro de 2025, salvando a vida de uma mulher em situação iminente de risco.

De acordo com a justificativa apresentada, a atuação dos guardas foi marcada pela rapidez, coragem e compromisso com a proteção da vida, impedindo a consumação de um crime de extrema violência. A iniciativa destaca que, em um cenário de aumento dos casos de violência contra a mulher, atitudes como essa reforçam a confiança da sociedade nas instituições de segurança pública e reafirmam o papel do Estado na defesa dos mais vulneráveis.

Anúncio no meio do texto

O voto de congratulação também ressalta que a conduta dos agentes se enquadra no conceito de ato de bravura, conforme previsto no artigo 48 da Lei Complementar que rege a Guarda Metropolitana de Palmas, por se tratar de uma ação excepcional, realizada com risco pessoal e que resultou em relevante serviço prestado à coletividade.

Para a vereadora MaryCats, o reconhecimento público vai além de um gesto simbólico. “Valorizar profissionais que arriscam suas próprias vidas para proteger outras pessoas é fortalecer a instituição e reafirmar o compromisso desta Casa Legislativa com a segurança pública, a dignidade humana e o enfrentamento firme da violência contra a mulher”, destaca.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais