Vereadora MaryCats da Causa Animal apresenta projeto para assegurar que unidades de saúde informem direito de mulheres a acompanhante

Na manhã desta quinta-feira (22), a vereadora MaryCats da Causa Animal (PODEMOS), presidente da Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher, apresentou o Projeto de Lei nº 38/2025, que propõe a obrigatoriedade da fixação de placas informativas em unidades de saúde públicas e privadas, destacando o direito da mulher de estar acompanhada durante atendimentos médicos, conforme estabelece a Lei Federal nº 14.737, de 27 de novembro de 2023.

A proposta tem como objetivo garantir que todas as mulheres sejam devidamente informadas sobre esse direito fundamental, que abrange consultas, exames e procedimentos realizados nos serviços de saúde, tanto do setor público quanto do privado. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e segue agora para a última comissão temática antes de ir ao plenário para votação.

“Garantir que as mulheres tenham seus acompanhantes em momentos tão delicados, como consultas, exames e procedimentos, é garantir não só segurança, mas também dignidade”, destaca a vereadora MaryCats.

Anúncio no meio do texto

A Lei Federal nº 14.737/2023, também determina que, nos casos em que a paciente esteja inconsciente ou sob efeito de sedação e não tenha acompanhante, o serviço de saúde deverá designar um profissional da equipe para acompanhá-la durante todo o atendimento, assegurando a proteção, o bem-estar e a integridade da mulher.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais