Vereador Vinícius Pires solicita coleta e descarte adequado de materiais perfurocortantes em unidades de saúde

O vereador Dr. Vinícius Pires (Republicanos) apresentou, no dia 11 de setembro, requerimento à Câmara Municipal de Palmas solicitando que a Secretaria Municipal de Saúde priorize a implantação da coleta e do descarte correto de materiais perfurocortantes em todas as unidades de saúde da Capital. A proposta pede que o encaminhamento seja feito em recipientes adequados e descartados em locais seguros, conforme normas sanitárias.

Segundo o parlamentar, atualmente há relatos de que seringas, agulhas e outros materiais desse tipo estariam sendo armazenados de forma improvisada, em caixas de papelão e recipientes plásticos comuns, o que gera riscos de acidentes e contaminação para coletores, servidores e usuários dos postos de saúde.

“Os materiais perfurocortantes devem ser descartados em recipiente próprio. É vedado o descarte em potes ou garrafas plásticas, garrafas de vidro, cofrinhos e recipientes de papelão que não sejam específicos para essa função. Também é proibida a manipulação dos resíduos infectantes de um frasco para a caixa de descarte. O descarte deve ser realizado diretamente na caixa adequada”, destacou o vereador.

Anúncio no meio do texto

O documento reforça que todo estabelecimento de saúde é obrigado a realizar o gerenciamento adequado de resíduos, incluindo descarte, acondicionamento e destinação, para evitar exposição a patógenos e reduzir riscos de contaminação.

O requerimento segue para análise do Executivo Municipal, que decidirá sobre a implementação da medida.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais