Nesta quarta-feira, 9, a Polícia Civil do Tocantins, através da 1ª Delegacia Especializada ao Atendimento de Vulneráveis de Palmas (1ª DAV), está realizando a Operação Geras tendo como alvos três instituições de longa permanência privada para idosos. O objetivo é verificar se há atendimento às normas para esse tipo de prestação de serviço.
Conforme explicou o delegado da 1ª DAV, Ricardo Real, algumas instituições foram denunciadas por irregularidades, como exposição dos idosos a perigos para a saúde física e psíquica o que caracteriza maus tratos, além de crime patrimonial e descumprimento do Estatuto do Idoso.
Em uma das instituições, localizada no setor Irmã Dulce, foram encontrados alimentos armazenados de maneira irregular, alimentos vencidos e ausência de profissionais de saúde.
Participam da operação a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), Vigilância Sanitária de Palmas, Procon, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas. O apoio operacional ficou por conta da equipe da 1ª DP e da Delegacia Especializada em Crimes de Trânsito.