Vacinação contra raiva a partir das 17 horas, nesta terça, no Parque dos Povos Indígenas
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), preparou uma programação especial aos tutores de cães e gatos que ainda não conseguiram imunizar seu melhor amigo contra a raiva animal. As equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) estarão mobilizadas das 17 às 21 horas, nesta terça-feira, 19, no Parque dos Povos Indígenas, região central, e na quinta-feira, 21, no Ginásio Ayrton Senna, região sul, em mais uma ação da Campanha Antirrábica.
A vacina é gratuita e deve ser feita em cães e gatos a partir dos três meses de vida, desde que estejam saudáveis. Basta comparecer em um dos locais informados no dia e horário descritos para imunizar os animais.
Sinais clínicos
A raiva animal se manifesta em dois estágios. O primeiro, com duração de um a quatro dias, apresenta alterações no comportamento do animal como agressividade, ansiedade, excitação, medo, depressão e demência. Já na segunda fase, o pet apresenta sinais clínicos como salivação excessiva, dificuldade de engolir, falta de coordenação dos membros, paralisia e óbito. Ao perceber algum desses sinais, o responsável precisa informar imediatamente a UVCZ pelo telefone (63) 3212-7916.