Vacinação contra HPV é estendida a adolescentes de 15 a 19 anos em Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) intensificou a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. A ação integra a campanha nacional, prorrogada pelo Ministério da Saúde até dezembro de 2025.

Na rotina, a vacina é indicada para adolescentes de 9 a 14 anos, em dose única. Com a prorrogação, a imunização foi estendida a jovens que perderam a oportunidade na idade recomendada. “Com a prorrogação da campanha de resgate, jovens de 15 a 19 anos que não foram vacinados na idade recomendada agora têm a oportunidade de se imunizar”, explicou a enfermeira Juliana Souza.

Segundo ela, a vacina HPV4 protege contra os principais tipos do vírus e previne infecções que podem evoluir para câncer de colo do útero, pênis, ânus, boca e garganta, além de verrugas genitais.

Anúncio no meio do texto

Em Palmas, as doses estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) que contam com sala de vacinação. Para receber a dose, é necessário apresentar documento pessoal e cartão de vacina.

Informações: Rodrigo Marques / Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais