Vacina contra a dengue disponível para crianças e adolescentes em Araguaína

Araguaína iniciou nesta quarta-feira, 19 de junho, a aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O imunizante está disponível em todas as 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

Segundo a diretora de Imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína, Samilla Braga, a dengue é um grave problema de saúde pública e o objetivo da imunização é minimizar o impacto da doença, diminuindo os casos de adoecimento, hospitalização e óbitos.

“Esperamos uma boa adesão ao imunizante tetravalente, que oferece proteção contra as quatro formas de dengue, ajudando a proteger os nossos jovens”, diz Samilla.

Anúncio no meio do texto

O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. Por ser uma vacina de vírus vivo atenuado, ela é contraindicada para gestantes e pessoas imunossuprimidas.

Orientações

A faixa etária de 10 a 14 anos é baseada na decisão do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que decidiram iniciar a vacinação contra dengue a partir das taxas de hospitalização pela doença viral nos últimos cinco anos no Brasil.

Para receber a dose, as crianças e adolescentes não podem ter sido diagnosticados com dengue nos últimos seis meses. Na UBS, é preciso que estejam acompanhados de um responsável, apresentar a carteirinha de vacinação e o CPF.

O horário de atendimento para imunização é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Nas UBSs do Distrito Novo Horizonte e do Povoado Pontes, o atendimento é das 7h30 às 13h30.

Já nas unidades da Vila Aliança (Dr. Francisco), Araguaína Sul, Bairro São João (Avany Galdino), Jardim das Flores (Manoel dos Reis) e do Setor Couto Magalhães (UBS Albeny Soares), os atendimentos são das 7 às 19 horas, de segunda à sexta-feira.

Casos de dengue em Araguaína

Enquanto algumas regiões do Brasil estão em situação de emergência por causa dos altos índices de dengue, Araguaína conseguiu manter a doença sob controle, reduzindo os casos em 80% no último ano.

Dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) mostram que, em 2022, houve mais de 1.360 casos registrados, enquanto no ano passado o número caiu para 269. Em janeiro de 2024, foram confirmados 19 casos e 51 estão em análise, em comparação com 30 casos no mesmo mês de 2023, indicando uma queda de 36,6%.

Em março de 2023, Araguaína teve o maior número de casos confirmados, com 320, mas esse número foi diminuindo até atingir 119 registros em dezembro. Em contraste, no Brasil, a taxa de testes positivos para dengue aumentou de 0,7% para 13% em menos de dois meses, conforme dados do Instituto Todos pela Saúde.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais