URGENTE: Incêndio chega a menos de 800 metros de casas e moradores denunciam falta de resposta das autoridades

Moradores da região de Praia Mansa e Recanto do Lago, localizados há 30 quilômetros da comunidade Irmã Adelaide, em Miracema do Tocantins, vivem dias de apreensão diante de um incêndio florestal que já dura quatro dias consecutivos e avança em direção a propriedades rurais. Segundo relatos, as chamas já consumiram mais de oito quilômetros de área e estão a menos de 800 metros das casas dos chacareiros.

Apesar dos pedidos de socorro, a comunidade denuncia que ainda não recebeu atendimento efetivo do Corpo de Bombeiros nem da Defesa Civil. Em vídeos e postagens nas redes sociais, moradores relatam dificuldades para conseguir apoio.

“Nós estamos em meio a um fogo. É o quarto dia de fogo, já faz mais de oito quilômetros. Nós ligamos para o bombeiro, ligamos para a Defesa Civil, ligamos para a Energisa e nada acontece. E pegando fogo em tudo, pegando fogo”, disse um morador em vídeo.

Anúncio no meio do texto

Nas denúncias, os moradores apontam um jogo de empurra-empurra entre diferentes órgãos. “Já falamos com bombeiros de Miracema, de Barrolândia, de Porto, Paraíso e Palmas. Você liga pra um, eles mandam falar com o outro porque segundo eles não é de responsabilidade deles”, escreveu uma moradora. Segundo ela, desde domingo foi informado que uma equipe seria enviada, mas isso não ocorreu. “Estamos há três dias pedindo socorro e ninguém faz absolutamente nada. O fogo está a 800 metros das nossas casas”, completou.

Ainda de acordo com os relatos, moradores ouviram que “todas as viaturas estariam em Taquaruçu”, devido a outro incêndio de grandes proporções, e que não havia equipe disponível para Miracema. O clima seco, as altas temperaturas e o vento forte da época têm agravado a propagação das chamas.

Nota da Prefeitura de Miracema

A Prefeitura de Miracema do Tocantins, por meio da Defesa Civil Municipal, informa que tem acompanhado as situações relacionadas a focos de incêndio no município.

Esclarecemos que, embora tenham circulado vídeos mencionando fogo na região do Lago, não houve registro de denúncia oficial nesta ocasião. Ressaltamos que, em outras oportunidades, a população entrou em contato com a Defesa Civil para relatar ocorrências semelhantes, mas, desta vez, nenhuma comunicação foi recebida.

Mesmo assim, equipes já foram deslocadas para a área. Reforçamos a importância de que todos os casos sejam comunicados pelos canais oficiais, garantindo uma resposta rápida e eficaz no combate aos focos de incêndio.

📞 Bombeiros: 193 ou (63) 99982‑7533
📞 Defesa Civil Municipal: (63) 99137‑6951

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais