Um caso suspeito de metanol é investigado no Tocantins
O Tocantins está entre os estados que investigam um possível caso de intoxicação por metanol, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Ministério da Saúde. Até o momento, o país soma 46 casos confirmados e oito mortes associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
Caso em investigação e alerta à população
Embora não haja confirmações no estado, um caso suspeito está em análise. O Ministério da Saúde recomenda que a população evite bebidas de origem desconhecida ou sem registro. No país, a maioria dos casos foi registrada em São Paulo (38), seguido por Paraná (4), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1).
Substância e riscos
O metanol é um produto químico tóxico usado em combustíveis e solventes industriais, proibido para consumo humano. A ingestão, mesmo em pequenas quantidades, pode causar cegueira, falência de órgãos e morte.
Ações no Tocantins
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que reforçou as ações de vigilância e cooperação com o Ministério da Saúde para identificar possíveis produtos contaminados no comércio local. A orientação é que consumidores desconfiem de bebidas vendidas a preços muito abaixo do mercado e denunciem casos suspeitos aos órgãos de vigilância sanitária.