UFT empossa Maria Santana, primeira mulher negra eleita reitora da instituição

A professora doutora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem toma posse nesta quinta-feira (13) como a primeira mulher negra a ocupar o cargo de reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A cerimônia será realizada às 19h, no auditório Cuica, em Palmas, com transmissão ao vivo pelo canal da UFT no YouTube. Também será empossado o novo vice-reitor, professor Marcelo Leineker.

Eleita no dia 28 de maio de 2025, Maria Santana representa uma trajetória marcada pela superação e pela defesa da educação como instrumento de transformação social. Filha de lavradores, nascida na zona rural de Dianópolis, região sudeste do Tocantins, ela começou a lecionar ainda no ensino médio e construiu uma carreira acadêmica voltada à educação, diversidade e inclusão.

Trajetória acadêmica e compromisso social

Anúncio no meio do texto

Formada em Pedagogia pelo Instituto Luterano Superior de Palmas (1999), Maria Santana seguiu sua formação na Universidade Federal de Sergipe, onde concluiu o mestrado pesquisando sobre a comunidade indígena Xerente, com foco em gênero, violência simbólica e organização social. Em 2018, obteve o doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), ampliando seus estudos sobre os povos indígenas do Tocantins.

Ingressou na UFT em 2011, como professora do curso de Pedagogia, e de 2016 a 2025 esteve à frente da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). Atualmente, também integra o corpo docente do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas.

Sua eleição e posse representam um marco histórico para a universidade e para o Tocantins, refletindo o avanço da representatividade e da diversidade na gestão do ensino superior público.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais