Tribunal de Justiça realiza mutirão de atendimentos em Goiatins na próxima segunda

Na próxima segunda-feira (1º/9), a Comarca de Goiatins, no norte do Tocantins, será palco do primeiro Dia D do projeto JUS em Ação, iniciativa do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) que levará mutirões de conciliação, emissão de documentos e serviços de cidadania gratuitos à população local e dos distritos de Barra do Ouro e Campos Lindos.

Entre os atendimentos previstos estão: emissão de segunda via de certidões (Cartório de Registro Civil), Carteira de Identidade Nacional (SSP-TO), alistamento e transferência eleitoral (TRE-TO), além do primeiro registro de nascimento para crianças (CGJUS). Também serão oferecidas orientações jurídicas e mutirões de conciliação conduzidos pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Desde o início de agosto, já está em andamento um mutirão judicial com cerca de 700 processos, com o objetivo de acelerar decisões e ampliar a efetividade da prestação jurisdicional.

Anúncio no meio do texto

Reforma e inaugurações

Durante o evento, será assinada a Ordem de Serviço para a reforma da sede da Comarca de Goiatins. Outro momento previsto é a inauguração do Banco Vermelho, na Praça José de Castro Teixeira, símbolo de enfrentamento à violência contra a mulher. A ação será conduzida pela presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e pela juíza Cirlene Maria de Assis, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid).

Servidores e magistrados da comarca que completaram 10, 20, 30 ou mais anos de atuação no Judiciário tocantinense receberão certificação de reconhecimento institucional, conforme a Portaria nº 2909/2025.

Com caráter itinerante, o JUS em Ação tem como objetivo aproximar o Judiciário da população em comarcas de entrância inicial. Neste ano, além de Goiatins, o projeto passará por Xambioá, Arapoema, Novo Acordo, Itaguatins e Wanderlândia.

Programação do Dia D

  • 9h – Abertura interna com magistrados e servidores: ginástica laboral, mindfulness e palestra sobre saúde mental

  • 10h – Início dos atendimentos à população

  • 12h às 14h – Almoço

  • 14h – Banquinho Vermelho na Escola Municipal Professor Alfredo Nasser

  • 15h30 – Microcapacitação para agentes de saúde e profissionais da região

  • 16h30 – Solenidade com autoridades e assinatura de ordens de serviço

  • 17h30 – Inauguração do Banco Vermelho, na Praça José de Castro Teixeira

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais