TRE-TO destaca trabalho de 4,8 mil pessoas que garantiram realização do histórico 2º turno em Palmas

Para realizar o inédito 2º turno municipal em Palmas, novamente uma equipe comprometida garantiu que os eleitores da capital pudessem ir às urnas com segurança e tranquilidade. Ao colocar em prática a festa democrática, a segunda etapa do pleito chegou por meio dos serviços de um time de mais 4.800 pessoas, formado por servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e todos os voluntários, convocados e parceiros do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO)

A força de trabalho da Justiça Eleitoral em Palmas somou 16 magistrados, 162 servidores, 118 terceirizados, 10 contratados para apoio, 34 estagiários, 2.516 mesários e 1.500 auxiliares eleitorais. Juntou-se ainda 469 integrantes das forças de segurança.

A realização deste 2º turno das eleições municipais, pela primeira vez na história da capital tocantinense, foi possível porque a cidade ultrapassou 200 mil eleitoras e eleitores, sendo que no 1º turno nenhum dos candidatos a prefeito recebeu mais da metade dos votos válidos.

Anúncio no meio do texto

O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, destaca que “a força-tarefa da Justiça Eleitoral em Palmas já estava preparada para a possibilidade do acontecimento, pois a dedicação é contínua, mesmo nos anos não eleitorais, em um planejamento detalhado que se inicia desde o fim das últimas eleições”.

Etapa importante para o Tocantins

A chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Ana Cecilia Catapan, falou sobre o trabalho conjunto da força-tarefa. “Foi essencial para o sucesso dessa etapa tão importante para o cenário político do nosso estado e também uma responsabilidade muito grande para a equipe realizar uma eleição ‘sozinha’, com todos os holofotes virados para nós”, disse ela, que também pontuou a competência do time. “Mas a equipe é madura e muito capacitada, todas as ocorrências foram prontamente solucionadas e o resultado foi extremamente positivo, com o fortalecimento da Justiça Eleitoral junto à sociedade”, afirmou a chefe da 29ª ZE.

O secretário de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-TO, Valdenir Borges Junior, enfatizou a importância das pessoas para o processo eleitoral, ainda que os procedimentos tecnológicos tenham melhorado ao longo dos anos. “O processo eleitoral tem tecnologia, tem procedimentos, mas ele é feito e composto de pessoas, pessoas que se desdobram de todas as formas para atender os objetivos maiores”, disse. “É o planejamento que valoriza as pessoas, que privilegia a saúde e o interesse dessas pessoas, e quanto mais a gente se prepara, mais melhoramos e alcançamos o nosso objetivo”, ressaltou o secretário.

Gosto pela democracia

Palmas contou com 629 seções eleitorais em 82 locais de votação espalhados pela cidade. Na seção 123, localizada na Escola Municipal Benedita Galvão, região sul da capital, a mesária Joanna Estevam narrou sua experiência de três eleições. “Sempre trabalhei na mesma seção, então reconheço facilmente a maioria dos eleitores e é uma felicidade revê-los a cada dois anos”, disse ela, que este ano atuou na função de 1ª Secretária da mesa receptora de votos.

“Às vezes pego as senhorinhas perdidas no meio do pátio e trago para a seção porque já sei que é aqui. Minha parceira de mesa, Lindalva, está comigo desde que eu entrei”, contou Joanna, já se referindo a mesária Lindalva Pereira de Sá, que afirmou que o trabalho que faz é “simples e gratificante, eu faço por amor, por satisfação”.

Joanna também reforçou o motivo de gostar do trabalho, pelo qual é voluntária. “Como sou uma pessoa muito comunicativa, é um prazer receber os eleitores na porta da sala”, expressou.

Força de trabalho do 1º turno

No 1º turno das Eleições Municipais de 2024, em todo o estado do Tocantins, mais de 26,7 mil pessoas formaram a força de trabalho da Justiça Eleitoral. Foram 71 magistrados, 324 servidores, 165 terceirizados, 173 contratados para apoio, 49 estagiários, 16.684 mesários, 5.781 auxiliares eleitorais, 35 membros do Ministério Público e 3.500 integrantes das forças de segurança.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais