“Transforme uma vida” celebra crianças e adolescentes de sete casas de acolhimento no Tocantins
Um projeto do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em parceria com o Lar Batista F.F. Soren, o “Transforme uma Vida: Apadrinhe uma Criança” chegou à 7ª edição em 2023 e promoveu a doação de kits de higiene a dezenas de crianças e adolescentes que vivem, atualmente, em sete casas de acolhimento tocantinenses.
O evento festivo para a entrega dos kits aconteceu ao longo do sábado último, 14, na sede do Lar Batista, em Luzimangues, distrito de Porto Nacional. Em alusão ao Dia das Crianças, o evento contou com atividades recreativas, futebol de sabão, pula-pula, piscina de bolinhas e pintura facial, dentre outras ações, como a “Praça dos Direitos”, por meio da qual voluntários falaram sobre direitos, educação, saúde, profissões e promoveram lições financeiras a partir de um brechó.
Coordenadora do Nudeca, a defensora pública Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz agradeceu o engajamento dos doadores, que incluem membras(os) e servidoras(es) da DPE-TO, além do púbico em geral, e enalteceu a importância do evento na vida das pessoas em situação de acolhimento.
“É muito gratificante fazer parte deste projeto desde a 1ª edição, principalmente porque contribuímos com a felicidade de todas estas crianças e adolescentes que estão acolhidas neste momento, que são pessoas em desenvolvimento que já têm marcas muito fortes nas próprias histórias de vida e que merecem toda esta experiência de sincera troca de afeto”, disse Elisa Maria, que na ocasião contou com o suporte das assessoras jurídicas do Nudeca, Márcia Neves Gonçalves Ayer e Rebeca Gaspar Lourenço.
Criando memórias
Coordenadora do Lar Batista, a missionária Judite Rocha disse valorizar muito a parceria com a DPE-TO, que promove constantes aprimoramentos no projeto, o que ajuda, segundo ela, a criar positivas memórias na vida do público-alvo da ação.
“Eu gosto de falar que nós precisamos criar memórias na vida destas crianças e adolescentes que passam por acolhimento. Então, promover esta comemoração de forma muito animada e em conjunto, com tantas trocas de experiências, representa um ganho muito grande para todos, é de suma importância para gerar esta marca positiva na vida de cada um aqui”, ressaltou Judite, que selecionou madrinhas e padrinhos que doaram brinquedos e outros presentes entregues no evento.
A ação reuniu crianças e adolescentes do Lar Batista, da Sementinhas do Amor, Raio de Sol, Casa Acolhida, Tio Messias, Luz do Sol e Lar do Amor, que são casas de acolhimento de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Divinópolis.