O Ministério da Saúde determinou que a campanha de vacinação contra a monkeypox deve começar ainda neste mês de março. Para o início da imunização serão distribuídas 47 mil doses para os estados e também para o Distrito Federal.
Os imunizantes serão enviados de acordo com o andamento da vacinação e com as demandas de cada unidade federativa. A data do início da imunização ainda não foi definida.
Assim como aconteceu com a campanha de vacinação contra a covid-19, a imunização contra a monkeypox será por fases e grupos prioritários. Nessa primeira fase, terão prioridade pessoas com maior risco de evolução para as formas graves. Serão vacinados portadores do vírus da aidse profissionais de laboratórios. De acordo com o ministério da saúde, esse público-alvo inicial representa cerca de 16 mil pessoas.
Pessoas que tiveram contato direto com os fluidos e secreções corporais de casos suspeitos ou confirmados também serão imunizados. Segundo o Ministério da Saúde, as estratégias de imunização foram acordados com estados e municípios.
Até o momento o Tocantins registrou 12 casos da doença e todos foram curados. De acordo com o último boletim epidemiológico, seis casos suspeitos são investigados.