Tocantins recebe autorização para de cultivo de soja nas Planícies Tropicais

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) após solicitação, autorização da manutenção dos cultivos excepcionais de soja realizados nas Planícies Tropicais (Várzeas) tocantinenses sob o sistema de subirrigação destinados a produção de sementes e para fins de Pesquisa Cientifica/Ensino em terras altas.

Após a publicação da Portaria n° 306/2021, o Ministério estabeleceu, que os estados que cultivam soja no período de excepcionalidade ao vazio sanitário devem oficializar este pedido anualmente. De acordo com o documento encaminhado à Agência, o Tocantins vem cumprindo medidas de controle do fungo da Ferrugem Asiática da Soja, principal praga que acomete as lavouras.

O parecer favorável viabiliza o plantio de soja nas Planícies Tropicais para as finalidades de pesquisa, ensino, produção de sementes e produção de sementes para uso próprio.

“Esta mensagem que recebemos do Mapa autorizando o plantio de soja nas planícies é um reconhecimento ao trabalho que a Adapec vem desenvolvendo no Tocantins no controle de pragas nas lavouras de grãos e que tem permitido o crescimento da nossa produção, e consequentemente da nossa economia,” disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.

O cadastramento das áreas com plantio excepcional deverão ser realizados antecipadamente ao plantio, na Adapec, para análise do plano de trabalho e termo de compromisso para posterior deferimento.

Pesquisa Científica/Ensino

Experimentos de pesquisa devem ser cadastrados na Adapec. Foto: José Alberto

Este ano o trabalho já foi iniciado pela Adapec. “Na semana passada realizamos visitas técnicas a 14 áreas destinadas à pesquisa e ensino de diversas empresas e universidades e orientamos os pesquisadores para que antes de iniciar seus experimentos científicos, procure a Adapec, façam o cadastro e posteriormente, faremos uma visita in loco para autorização da pesquisa,” destacou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa.

Planícies Tropicais

A janela de plantio vai de 20 de abril a 30 de maio. “Este ano os produtores que fizerem a solicitação à SFA/TO para produção de sementes para uso próprio também poderão realizar estes plantios na região das Planícies Tropicais, lembrando que os produtores que optarem por este plantio deverão procurar a Adapec antecipadamente para orientação dos procedimentos e posterior deferimento da atividade” acrescentou Cleovan Barbosa.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais