Tocantins é o terceiro estado da Região Norte com menor taxa de desemprego segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio

De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada na quinta-feira, 18, o Estado do Tocantins, no primeiro trimestre de 2023, apresentou uma população ocupada de 751 mil trabalhadores. Esse número é 7,29% maior que o apresentado no trimestre anterior registrado em 700 mil trabalhadores. Isso equivale a dizer que de um trimestre para o outro o Tocantins passou a ter 51 mil pessoas a mais trabalhando.

A População Desocupada, apontada na última Pnad, foi de 56 mil trabalhadores, o que indica a redução de 21,13% na taxa de desemprego, quando comparada ao último trimestre de 2022. O que também coloca o Tocantins entre os três que tiveram menor taxa de desemprego entre os estados da Região Norte.

O gestor da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, aponta as crescentes iniciativas do Governo do Estado para promover crescimento econômico como causa dos bons resultados na geração de emprego e completa.

Anúncio no meio do texto

“Além dos investimentos o Governo tem apostado na educação e capacitação profissional do povo tocantinense. Somente esse ano a Setas já capacitou mais de 4 mil pessoas e no início deste mês lançamos o Programa Jovem Trabalhador que dará oportunidade de primeiro emprego a 3 mil jovens dos 139 municípios do Estado”, explica o gestor.

Vale lembrar que para o IBGE a População Ocupada refere-se aos que possuem algum ofício em um período de referência, sendo esse ofício remunerado, não remunerado, por conta própria ou como um empregador; e a População Desocupada é o grupo de pessoas que não possuem emprego e que estão aptas a trabalhar, tendo realizado algum mínimo esforço para tal.

 População Ocupada no Tocantins

A população ocupada no Tocantins no primeiro trimestre de 2023 é de 751 mil trabalhadores. Os trabalhadores por conta própria representam 21%, (160 mil trabalhadores). Empregados no setor público (estadual, municipal e federal), inclusive militar, constituem 22% (167 mil). Trabalhadores no setor privado com carteira correspondem a 23% (175 mil trabalhadores) e sem carteira assinada totalizam 20% (152 mil trabalhadores). Trabalhador Doméstico representa 8% (56 mil trabalhadores). Empregador representa 4% (30 mil trabalhadores). Trabalhador Familiar constituem 2% (11 mil).

Ranking nacional por taxa de desemprego

De acordo com o IBGE – Pnad Contínua – 1º Trimestre/2023, o Tocantins obteve a terceira menor taxa de desocupação (desemprego) alcançando 6,9% quando comparado aos demais estados da Região Norte.

Já no ranking nacional por Estado, o Tocantins obteve a 10ª menor taxa de desocupação (desemprego) do país, sendo Rondônia o Estado com a menor taxa seguido por Santa Catarina.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais