Tocantins é destaque nacional por ter destinos turísticos preferidos dos brasileiros

Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP), publicada, recentemente, mostrou que o estado do Tocantins é um dos destinos mais procurados do país pelos turistas. A pesquisa foi divulgada no Jornal Hoje, no último sábado, 28, e citou o Tocantins como um dos destinos prediletos dos brasileiros, além do Mato Grosso/MT, Paraná/PR e Paraíba/PB. 

Na região Encantos do Jalapão, somente nas Dunas, 5.986 turistas visitaram o local no mês de agosto. De janeiro a agosto de 2023, foram 39.079 visitas ao local, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Observatório do Turismo.

Fervedouro dos Buritis é um dos atrativos turísticos da região do Jalapão – Os lugares incríveis do Brasil.
Anúncio no meio do texto

Prova desse crescimento, nesse mesmo período de 2023, o aeroporto internacional de Palmas, Brigadeiro Lysias Rodrigues, registrou 220.234 desembarques de passageiros. Um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a CCR Aeroportos.

“Nos gratifica muito ver o nome do nosso Estado de forma positiva no contexto nacional. Isso nada mais é que o reflexo das ações do governo Wanderlei Barbosa, que tem repercutido de forma positiva no sentido da geração de emprego e renda. Isso mostra que o turismo é um vetor importante para a economia do Tocantins”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho. 

Geração de Emprego

No Tocantins, o trade de turismo também proporcionou o aumento de novos postos de empregos no Estado. Segundo dados do Novo Caged, foram gerados 4.388 novos postos de trabalho de janeiro a agosto de 2023. Desses, 86% dos novos empregos são do setor de alimentação e alojamentos. O setor de alimentação gerou 394 novos empregos com carteira assinada, somente em agosto.

Faturamento

Segundo a Federação, o setor deve encerrar 2023 em alta de 13%, com faturamento de cerca de R$ 200 bilhões. Somente em agosto, o setor faturou mais de R$ 15 bilhões.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais