Tocantins é contemplado com investimentos na expansão das linhas de transmissão de energia

O Governo do Tocantins participou, nessa quarta-feira, 3, da cerimônia de assinatura dos contratos de transmissão de energia com as empresas vencedoras do leilão conduzido pelo Governo Federal, em 2023. O Tocantins será um dos cinco estados do Brasil que receberão investimentos possibilitados pelas novas concessões. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, e o governador Wanderlei Barbosa foi representado pelo secretário Extraordinário de Representação do Tocantins, Carlos Manzini Júnior.

Este foi o maior leilão de transmissão da história do país. Os contratos têm previsão de investimentos de R$ 21,7 bilhões em 4.471 km de linhas de transmissão, nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. As obras em todos os estados estão programadas para durar de 60 a 72 meses e devem gerar quase 37 mil empregos, entre diretos e indiretos. Os investimentos contribuirão para ampliar a capacidade de interligação entre as regiões Nordeste e Centro-Sul do Brasil.

O Tocantins faz parte do plano de investimentos da multinacional chinesa State Grid, vencedora de um dos três lotes leiloados. O grupo Energisa realizou o mapeamento das regiões em crescimento no estado e está incorporando essas áreas em seu planejamento de expansão. O diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins, Alankardek Ferreira Moreira, enfatizou os impactos econômicos da assinatura dos contratos.

Anúncio no meio do texto

“Os investimentos vão permitir a melhora dessa capacidade energética do Tocantins e dará novas oportunidades para que empresários comecem a explorar os empreendimentos que estão mapeados. Com a assinatura dos contratos, esses empreendedores já estão aptos para dar início na implementação do projeto no nosso estado o que vai gerar novos empregos, ampliar a renda e criar novos negócios locais nas regiões onde haverá obras de para instalação das novas redes”, enfatizou Alankardek Ferreira Moreira.

Crescimento econômico 

O titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e de Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, esclareceu que a empresa já realizou um alinhamento com a Sics e que os investimentos são essenciais para o desenvolvimento do Programa de Impulsionamento da Indústria do Comércio e de Serviços (Pics). “O Tocantins está caminhando para um sólido processo de industrialização e esses investimentos são essenciais. O objetivo estratégico do Pics é que, até o ano de 2030, a contribuição do setor industrial para a composição do Produto Interno Bruto do Estado, que hoje é de 11,2%, chegue até 22%”, ressaltou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais