Tocantins deve aumentar produção de grãos para mais de 8 milhões de toneladas e manter liderança na região Norte

Dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

De acordo com dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado na última quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins deve aumentar em 8,4 milhões de toneladas a produção de grãos na safra 2024/2025, consolidando a liderança na Região Norte.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, comemora o resultado e ressalta que os números evidenciam a força do setor agropecuário no estado. “O crescimento da nossa produção de grãos mostra que o Tocantins está no caminho certo. Esse resultado é fruto da dedicação dos produtores rurais, das políticas de incentivo do nosso governo e da modernização do setor agropecuário. Estamos fortalecendo a economia do Estado, gerando emprego e renda e consolidando o Tocantins como referência na região Norte e no Brasil”, ressalta o chefe do Executivo.

À frente da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), o secretário Jaime Café apresentou uma projeção otimista para a produção de grãos no Tocantins. Segundo ele, o estado deve ultrapassar a marca de 9 milhões de toneladas em 2025.

Anúncio no meio do texto

“Nossos números são ainda melhores. Devemos alcançar os 9 milhões de toneladas, especialmente considerando a safra em andamento nas áreas de várzea do Tocantins, onde se produz semente de soja e feijão. Então, devemos ultrapassar com tranquilidade essa marca. Esses dados refletem a adoção de tecnologias pelo nosso produtor, e o Brasil só tem a ganhar com essa evolução do Tocantins”, destaca o secretário.

Jaime Café também projeta que, nos próximos três a quatro anos, o Tocantins deve ultrapassar a marca de 10 milhões de toneladas de grãos produzidos.

Conab confirma bom desempenho

Além dos dados divulgados pelo IBGE, o 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 10 de abril deste ano, confirma o bom desempenho do Tocantins. O estudo apontou que o Tocantins fechará o ano batendo o recorde na produção de grãos com colheita de 8,9 milhões de toneladas na safra 2024/2025, o que representa um aumento de 16% em relação ao ano anterior, quando o rendimento foi de 7,69 milhões de toneladas.

Informações: Débora Gomes/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais