Tocantins consolida protagonismo na produção de grãos na safra 2024/2025

Ser produtor rural no Tocantins é estar à frente de um setor que transforma a região em alimento, renda e desenvolvimento. Neste 28 de julho, Dia do Agricultor, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO) destaca o trabalho de quem faz a diferença em nosso estado. Pois através deles o Tocantins tem ampliado sua participação no cenário nacional da agricultura.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada de soja no Tocantins passou de 1,45 milhão para 1,57 milhão de hectares, um aumento de 7,8%. Com mais área, a produção também cresceu, totalizando 5,86 milhões de toneladas, incremento de 28,4% em relação à safra anterior. Já a segunda safra de milho alcançou um marco de 405 mil hectares plantados e uma produção média de 2,12 milhões de toneladas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), reconheceu esta como a maior safra de milho já registrada na história do Tocantins.

Neste mês de julho, o Tocantins deu um passo importante na defesa da segurança jurídica do setor agropecuário. Foi sancionada a Lei que impede a concessão de incentivos fiscais a empresas que adotem práticas comerciais incompatíveis com a legislação brasileira, como é o caso da chamada Moratória da Soja. A Aprosoja-TO, junto a outras entidades representativas, participou ativamente do debate e da construção da proposta, que nasceu de uma demanda do setor produtivo e foi aprovada com o apoio da maioria dos Deputados Estaduais. O governador Wanderlei Barbosa sancionou integralmente a medida, destacando que o Estado deve continuar crescendo com responsabilidade ambiental e respeito à legalidade.

Anúncio no meio do texto

Para além dos números, quem está no campo vivencia diariamente os desafios e conquistas da atividade. Nascida e criada dentro da agropecuária, a produtora rural Caroline Vilela, associada da Aprosoja-TO, mudou-se para o Estado em 2014 e desde então aposta nas oportunidades que o Tocantins oferece. Apesar das conquistas, Caroline afirma que a rotina no campo exige dedicação constante. “Nosso clima e nosso solo são desafiadores. Por isso, precisamos adotar práticas de conservação, incremento de matéria orgânica e inovação tecnológica, como já fazemos em nossa propriedade. Assim, conseguimos melhorar a produtividade das culturas, utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis”, afirma.

Ela destaca ainda que atuar em um novo território foi uma experiência de aprendizado para toda a família. “A vinda para o Tocantins foi muito importante para nós. Os solos aqui são muito diferentes do que estávamos acostumados, e isso nos proporcionou crescimento e conhecimento. Tanto que hoje mantemos uma estação de pesquisa dentro da fazenda”, conta Caroline.

Além de plantar, cuidar e colher, Vilela acredita que o fortalecimento do setor passa, também, pelo engajamento dos produtores nas entidades representativas. “Sempre que encontro um produtor que ainda não é associado, lembro da importância de fortalecer quem está ao nosso lado. A Aprosoja-TO cumpre um papel fundamental: dialoga, defende e representa. Participar faz toda a diferença”, conclui.

Jantar do Agricultor

Na edição 2025, o Jantar do Agricultor será realizado no dia 2 de agosto, às 20h, na Arena Bacuri, em Palmas, e integra as comemorações pelo Dia do Agricultor. O evento será um momento especial de reencontro e reconhecimento entre os produtores que, ao longo do ano, enfrentaram os desafios do campo e contribuíram com o desenvolvimento da agricultura no Estado.

Para Caroline Barcellos, presidente da APROSOJA TOCANTINS, o evento reforça o papel do produtor rural como agente de transformação do Tocantins. “Este é um momento de celebrar conquistas e de valorizar quem está no campo todos os dias, produzindo com responsabilidade e contribuindo para o crescimento do nosso Estado. O Jantar do Agricultor é mais do que uma homenagem é o reconhecimento do esforço coletivo de homens e mulheres que acreditam no potencial do Tocantins e ajudam a construir uma agricultura cada vez mais forte”, destaca Caroline.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais