Tocantins consolida atendimento do SUS e registra casos de sucesso
O Tocantins se consolida como referência no Sistema Único de Saúde (SUS) e registra mais um caso de cuidado humanizado e assistência especializada de sucesso. Há cerca de um ano o paciente Valdemar Gonçalves da Silva, 65 anos, veio de Conceição do Araguaia (PA), em busca de tratamento de hemodiálise na ala de nefrologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), devido o seu quadro clínico delicado na época permaneceu internado na Unidade. Após melhora, nesta semana o paciente foi contrarrefenciado ao seu município de origem, mediante a liberação de vaga para hemodiálise na cidade de Redenção (PA), ocorrida apenas este ano.
“O usuário não podia receber alta do hospital antes da confirmação da vaga no programa de hemodiálise do Estado de origem. A equipe do serviço social do Núcleo Interno de Regulação atuou na busca da vaga incansavelmente, bem como, foi encaminhando todos os documentos necessários para a transferência. Trabalhamos para garantir o bem-estar do paciente, para que ele pudesse voltar ao convívio familiar e social”, explicou a assistente social do NIR/HGP, Adélia Carvalho.
A filha do paciente, Jurema de Souza Silva, ressaltou o trabalho realizado no HGP. “Só temos a agradecer todo cuidado com o meu pai. Fomos muito bem tratados, acolhidos desde o primeiro dia que chegamos no hospital, no dia 03 de fevereiro de 2022. Em Redenção, cidade próxima a Conceição onde surgiu a vaga, ele continuará realizando o tratamento. Hoje a palavra é gratidão a todos que fazem parte da família HGP, nos sentimos em casa”, afirmou.
“A visão de um Sistema Único de Saúde integrado é defendida pelo governador Wanderlei Barbosa e, por determinação dele, temos trabalhado para que todas as pessoas que precisam do SUS tenham acolhimento. Já há tratativas para um levantamento dos atendimentos de pacientes oriundos dos estados vizinhos, bem como de pacientes nossos que são acolhidos nessas localidades, para que em cooperação, possamos fortalecer a assistência e garantir que todas as pessoas sejam atendidas em tempo oportuno”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.
Contrarreferência
O sistema de referência e contrarreferência constitui-se na articulação entre as unidades de saúde que se relacionam na prestação do serviço, sendo que por referência compreende-se o trânsito do nível menor de assistência para o serviço de maior complexidade. A contrarreferência é considerada o trânsito, inverso, do nível de maior para o de menor complexidade após solucionado a gravidade do caso.