Siqueira Campos completaria 97 anos e é homenageado em todo o Tocantins

Nesta sexta-feira (1º), José Wilson Siqueira Campos completaria 97 anos. Reconhecido como um dos principais líderes na criação do Estado do Tocantins e fundador da capital Palmas, ele segue recebendo homenagens póstumas de instituições, autoridades e familiares. Siqueira faleceu em 4 de julho de 2023, aos 95 anos.

A data é marcada por celebrações em memória do ex-governador, ex-senador e ex- deputado, incluindo uma missa e diversas manifestações públicas. A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputados estaduais, a Prefeitura de Palmas e o atual prefeito, Eduardo Siqueira Campos, destacaram o legado deixado por Siqueira.

Nas redes sociais, a Prefeitura publicou: “Hoje é dia de celebrar com respeito e gratidão o aniversário de Siqueira Campos — um homem que sonhou com uma nova terra e trabalhou incansavelmente para que ela se tornasse uma realidade […]”.

Anúncio no meio do texto

Reconhecimento político

A Assembleia Legislativa também se uniu às homenagens. O presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), ressaltou que não se pode falar de política no Tocantins sem lembrar de Siqueira Campos. “Ele acreditou na fundação de um Estado que ainda não existia, em um futuro novo para mais de 1,5 milhão de moradores tocantinenses”, afirmou.

Outros deputados também se manifestaram. Vilmar de Oliveira (Solidariedade) destacou que “Siqueira fez escola e permanecerá como referencial político para as gerações futuras”. Já Jair Farias (União Brasil) afirmou: “Seu legado é imenso e continuará vivo na história do nosso Estado”.

Olyntho Neto (Republicanos) classificou Siqueira como “um dos maiores estadistas da história do Brasil”, e Marcus Marcelo (PL) ressaltou sua influência: “O Estado reflete a força de seus líderes; e Siqueira sempre será esse líder precursor”.

Legado de Siqueira

Nascido em 1º de agosto de 1928, em Crato (CE), Siqueira Campos foi o principal articulador político pela criação do Tocantins, desmembrado do norte de Goiás em 1988. Ele foi governador do Estado por quatro mandatos e idealizou a construção de Palmas, onde exerceu forte influência política até os últimos anos de vida.

Mesmo após sua morte, sua trajetória continua sendo lembrada como símbolo da luta pela autonomia e desenvolvimento do Tocantins. As manifestações nesta sexta-feira reafirmam o impacto histórico de seu trabalho e a permanência de sua memória na política tocantinense.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais