Sintet reúne profissionais da educação em mobilização contra a PEC 66

Profissionais da educação, ativos e aposentados, participaram do protesto contra o confisco das aposentadorias na manhã de quinta-feira, 24 de outubro, em frente ao IGEPREV, em Palmas. Também houve mobilização em Colinas, Tocantinópolis e no Bico do Papagaio.

A manifestação faz parte da agenda do Dia Nacional de Mobilização e Luta contra a PEC 66 e o confisco de 14% da previdência dos servidores públicos aposentados que acontece em todo o país.

Em Palmas, outras dez entidades sindicais se somaram à educação na mobilização em protesto contra a PEC 66.

Anúncio no meio do texto

ENTENDA A PEC 66/2023

A PEC 66/2023, foi aprovada no Senado no mês de agosto, e já se encontra no Congresso Nacional onde deve ser analisada. A proposta é alvo de críticas das entidades sindicais e movimentos sociais, pois consolida medidas que impõem maiores ônus aos aposentados e pensionistas, intensificando as perdas da Reforma da Previdência de 2019.

“Descontar do salário de quem já ganha pouco, isso é uma injustiça, uma medida desonesta com uma categoria que deveria ser tratada com o respeito que ela merece”, disse a professora aposentada Rosimar Mendes.

A professora da rede estadual, hoje aposentada, Santana Gomes, contribuiu vinte e oito anos com a previdência e não concorda em passar a contribuir novamente. “Não tem cabimento, é muito injusto com a gente que contribuiu tanto, não é possível que uma injustiça dessas possa virar lei”.

Em Augustinópolis, os profissionais da educação participaram de um café da manhã no Sintet, onde receberam esclarecimentos sobre a PEC 66.

Em Tocantinópolis e Colinas do Tocantins, o Sintet reúne a categoria durante a tarde com seminários e mobilização contra a proposta.

A categoria atendeu ao chamado da Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), através do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais