SES-TO adota contratação emergencial para reforçar higienização do Hospital Geral de Palmas

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins iniciou o processo de contratação de uma empresa especializada em higienização para atuar no Hospital Geral de Palmas (HGP). A medida busca melhorar as condições de limpeza e organização da unidade e foi definida após estudos técnicos e alinhamento com a Procuradoria-Geral do Estado.

Segundo a SES-TO, a contratação ocorre diante da urgência na solução definitiva para os serviços de limpeza, enquanto é finalizado o processo licitatório em andamento.

Processos em andamento

Anúncio no meio do texto

A secretaria informou que trabalha, desde o ano passado, em dois processos paralelos: um para licitação definitiva e outro para contratação emergencial, ambos paralisados durante a gestão interina. Para compensar o atraso, a pasta prepara uma portaria a ser publicada no Diário Oficial do Estado, que permitirá a contratação da empresa.

Contratação terá respaldo jurídico

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a medida ocorre com orientação da PGE-TO.

“Além destas ações, temos chamamento público em aberto, o qual tem pouca adesão e não conseguimos suprir toda a necessidade da unidade. Por isso, estamos realizando a contratação, que poderá atender enquanto se finaliza a licitação. Estamos fazendo isso sob a orientação da PGE, para ter o respaldo jurídico e garantir maior segurança, eficiência e celeridade nas ações e decisões que impactam diretamente a política pública de saúde”, afirmou o secretário.

Situação atual da limpeza

Atualmente, a higienização do HGP é feita por auxiliares contratados pela SES-TO. Mais de 160 profissionais chegaram a ser contratados, mas pouco mais de 100 permanecem em atividade. Segundo o diretor-geral do hospital, Iatagan Barbosa, a rotatividade compromete a organização do serviço.

“A desistência dos profissionais acaba por prejudicar o serviço e, para tornar o ambiente mais organizado, fazemos as escalas dos que restam de acordo com os fluxos da unidade”, afirmou o diretor.

A SES-TO destaca que a contratação busca assegurar um ambiente mais acolhedor e a continuidade dos serviços até a conclusão da licitação definitiva.

Informações: SES-TO

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais