Semus capacita profissionais de saúde para manejo e contenção do sarampo em Palmas

Com o avanço dos casos confirmados de sarampo no Tocantins, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas iniciou, nesta terça-feira (29), a capacitação de médicos e enfermeiros da rede pública sobre o manejo clínico de casos suspeitos da doença, os fluxos de coleta de exames e o protocolo vacinal recomendado. A ação faz parte do Plano de Contingência municipal, que também inclui o projeto “Missão Imunizar”, voltado à ampliação da cobertura vacinal na capital.

Ao todo, mais de 110 profissionais foram capacitados nas duas primeiras turmas. A programação inclui ainda, ao longo desta terça, a formação de coordenadores das Unidades de Saúde da Família (USFs) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A capacitação continua nesta quarta-feira (30), com mais três grupos – dois pela manhã e um no período da tarde.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Adriana Victor Ferreira Lopes, a capital está preparada para realizar bloqueios oportunos caso surjam novos casos. “Elaboramos um Plano de Contingência e revisamos os protocolos de atendimento. Iniciamos as capacitações dos profissionais para que, já na triagem de um caso suspeito, o paciente seja atendido numa sala de isolamento para evitar a circulação até mesmo dentro da unidade, porque uma pessoa doente pode contaminar de 12 a 18 pessoas”, afirmou.

Anúncio no meio do texto

A médica Cinthya Kamila, que atua na USF Laurides Lima Milhomem, destacou a importância da atualização profissional, especialmente para quem nunca atendeu casos de sarampo. “Isso nos traz mais segurança durante a abordagem, especialmente por sermos peças-chave para o devido controle do sarampo, principalmente nas unidades básicas que são portas de entrada de escolha da maioria da população”, declarou.

Informações: Gabriela Letrari/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais