Semana do Meio Ambiente de Araguaína terá foco na preservação e cuidados com a água

No próximo dia 5 de junho, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína dará início à Semana Municipal do Meio Ambiente com uma programação voltada para o uso responsável e preservação dos recursos hídricos. Neste ano, as atividades serão integradas à Semana Tecnológica da Expoara 2023 (Exposição Agropecuária de Araguaína), no Parque de Exposições Dair José Lourenço.
 
“Há mais de uma década, Araguaína vem fazendo muito pelo meio ambiente. Estamos com o Lago Azul em fase de recuperação, aliamos desenvolvimento em infraestrutura à preservação e revitalização das nossas nascentes. Agora, vamos mostrar que o agronegócio e a agropecuária podem andar juntos e trabalharem com o meio ambiente”, ressalta o secretário Joaquim Quinta Neto.
 
Estratégias da campanha
A Semana Municipal do Meio Ambiente será desenvolvida no formato de campanha com múltiplas ações para conscientização e defesa do meio ambiente, incentivando os diálogos pela preservação da biodiversidade.
 
A programação visa atender o interesse de toda a sociedade, com debates amplos para a realidade atual e compartilhando conteúdos nas mídias sobre a preservação do meio ambiente.
 
“Essas temáticas são necessárias para ampliar os aspectos sociais da Semana do Meio Ambiente para que os objetivos sejam alcançados, havendo um espaço de fácil acesso e compreensão para que o público se conscientize da importância da preservação dos nossos recursos hídricos”, ressalta o secretário.
 
Programação
A primeira atividade da Semana do Meio Ambiente será o Fórum das Águas, na segunda-feira, 5 de junho, das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas, em parceria com a BRK Ambiental, no estande do Sebrae Tocantins, na Expoara. O evento é aberto ao público.
 
Na terça-feira, 6 de junho, será realizado o Dia D da Turminha do Lago, das 8 horas às 11 horas, na Prainha da Via Lago, com a participação de alunos de 40 escolas municipais. Haverá oficinas pedagógicas alusivas ao gibi Turminha do Lago com a equipe da Reciclarte, soltura de alevinos e plantio assistido de mudas nativas às margens Lago Azul. A ação conta com a parceria da Energisa, que sorteará entre os alunos materiais pedagógicos de incentivo à leitura lúdica e aprendizado.
 
Na quarta-feira, 7 de junho, às 15 horas, no Parque de Exposições Dair Lourenço, tem a reunião aberta e descentralizada de Articulação da Defesa do Meio Ambiente do Codema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
 
Por fim, no dia 14 de junho, na Orla da Via Lago, a partir das 16 horas, será realizado o Pit Stop Ecológico com a distribuição de mudas e orientações de plantio. Essa ação também será feita em parceria com a BRK Ambiental.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais