Segurança Pública e Polícia Militar traçam estratégias para combater onda de violência em Palmas

Em busca de efetivar ações estratégicas e integradas em um esforço conjunto para enfrentar casos de violência na Capital do Estado, Palmas, as polícias Militar (PMTO) e Civil se reuniram nesta terça-feira, 30, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins (QCG). O objetivo principal foi traçar um alinhamento para o trabalho integrado entre as polícias, de forma a enfrentar os agravos na segurança da região.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, ressaltou que os crimes recentes ocorreram de forma específica em Palmas e que a integração de ações se faz necessária. “Os índices no Estado são bastante satisfatórios, porém, tem um problema pontual, que está nos crimes e nos homicídios na Capital. As polícias [Militar e Civil] estão unidas para traçar estratégias que possam solucionar essa problemática”, informou.

Já o secretário de Estado da Segurança Pública, Wladimir Mota Oliveira, destacou a importância da investigação criminal como forma de prevenir futuros crimes e também reforçou o trabalho conjunto. “É imprescindível cada vez mais que as Forças de Segurança atuem de forma integrada, ao compartilhar informações e realizar operações conjuntas, para que possamos dar uma resposta mais rápida à sociedade, devolvendo a sensação de segurança e contribuindo para uma cultura de paz. A Polícia Civil está empenhada em combater o crime organizado e, com o auxílio da PM, vamos conseguir dar a resposta que a sociedade deseja”, destacou.

Anúncio no meio do texto

Na reunião, foram discutidas diversas medidas para fortalecer a segurança em Palmas, pontos em comum entre as forças para maior assertividade, subdivisão de competências, alinhamento estratégico entre as delegacias e os batalhões de polícias para os trabalhos em toda a região da Capital.

Ações na segurança

A segurança pública é uma prioridade do Governo do Tocantins, que tem realizado importantes investimentos nas forças de segurança. Como a formação de 958 novos policiais militares, além da implantação do programa TO Mais Seguro, que fortalece as atividades de policiamento ostensivo, executadas pela Polícia Militar do Estado. Com o programa, as forças militares estão recebendo novos equipamentos para modernizar os atendimentos às ocorrências, com a distribuição de kits Destacamentos, por meio do Comando de Policiamento da Capital e do Interior.

O Kit Destacamento é composto por viaturas, equipamentos de informática e de comunicação, além dos armamentos e coletes balísticos. A distribuição dos kits e a entrada em serviço dos novos policiais formados estão possibilitando a reativação de 81 destacamentos, garantindo a presença efetiva da Polícia Militar e ainda a digitalização do serviço operacional, que vem sendo implantado e executado pela corporação há quase dois anos.

Além disso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública vem fortalecendo suas ações e realizando parcerias que promovam a celeridade no serviço de investigação, como por exemplo a parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Termo de Cooperação Técnica para compartilhamento e integração das bases de dados. A Polícia Civil também foi modernizada com novos equipamentos de informática e novas viaturas nas delegacias especializadas. Outra prioridade implementada está na capacitação e na qualificação constante dos agentes que atuam no combate ao crime.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais