Segunda rodada em Araguaína mostra polarização entre Wagner com 39% e Jorge Frederico com 34%

O Instituto Voz e Pesquisa – Vope e o Jornal Primeira Página, de Palmas, capital do Tocantins, revelam os resultados da segunda rodada da pesquisa para a disputa pela Prefeitura de Araguaína nas eleições de 2024.

O atual prefeito, Wagner Rodrigues, filiado ao União Brasil e sucessor de Ronaldo Dimas, manteve os cinco pontos percentuais de diferença da primeira rodada publicada em 20 de maio, para o deputado estadual do Republicanos, partido do governador Wanderlei Barbosa.

Na consulta estimulada, Wagner permanece em primeiro lugar, com 39% das intenções de voto. Jorge Frederico, aparece em segundo lugar com 34%. Célio Moura, do PT, tem 5% das intenções de voto. O número de indecisos é de 13%, enquanto 7% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo, e 2% dos entrevistados não respondeu.

Anúncio no meio do texto

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO sob o número TO-07385/2024 e realizada entre os dias 02 a 05 de julho. Foram aplicados 800 questionários, com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%. A cidade foi dividida em seis setores que formam conglomerados com os bairros.

A pesquisa atual compara no gráfico abaixo a evolução dos pré-candidatos em relação à primeira rodada, divulgada no dia 20 de maio de 2024. Naquela ocasião, Wagner Rodrigues tinha 36% das intenções de voto, o que representa um aumento de 3 pontos percentuais na pesquisa mais recente. Jorge Frederico, que anteriormente tinha 31%, também registrou um crescimento de 3 pontos percentuais.

Célio Moura, que contava com 7% das intenções de voto na primeira rodada, apresentou uma leve queda de dois pontos percentuais, alcançando 5% nesta segunda rodada.

Além disso, o número de indecisos diminuiu de 16% para 13%. A quantidade de votos brancos ou nulos reduziu, passando de 8% na primeira rodada para 7% na segunda. O percentual de entrevistados que não responderam manteve-se em 2%.

Atual prefeito segue com a maior rejeição

O Jornal Primeira Página e o Instituto Voz e Pesquisa – Vope trazem os resultados desta segunda rodada da pesquisa quanto a rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de Araguaína nas eleições de 2024.

A pesquisa foi realizada entre os dias 02 a 05 de julho de 2024, com registro no TSE/TRE/TO número TO-07385/2024. Foram entrevistadas 800 pessoas, com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%.

Na pesquisa de rejeição, Wagner Rodrigues, do União Brasil, lidera com 29%. Célio Moura, do PT, aparece em seguida com 16%, enquanto Jorge Frederico, do Republicanos, tem 12%.

A pesquisa também mostrou que 32% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos nomes dos pré-candidatos, enquanto 8% optaram por branco ou nulo, e 3% não respondeu.

O gráfico da pesquisa Vope/Jornal Primeira Página compara a evolução da rejeição dos pré-candidatos com os dados da primeira rodada, divulgada em 20 de maio de 2024.

Metodologia da pesquisa

Pesquisa de intenção de voto para prefeito de Araguaína nas eleições 2024, realizada pelo Instituto Voz e Pesquisa Tocantins – VOPE e o Jornal Primeira Página, de Palmas, capital do Tocantins. Levantamento quantitativo, na modalidade estimulada, com as entrevistas ocorrendo entre os dias 02 a 05 de julho de 2024.

O registro no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO tem o número TO-07385/2024. Foram ouvidos 800 eleitores, com a cidade sendo dividida em seis setores englobando os bairros de Araguaína. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.

A metodologia científica elaborada pelo estatístico teve entrevistas com os eleitores de Araguaína realizadas de forma direta, baseada em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, partindo da Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), tendo por objetivo o dimensionamento da amostra, para a redução de erros e a consequente obtenção de uma amostra significativa em relação a população componente do universo pesquisado.

Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência o mês de maio de 2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis, além do critério geográfico: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e renda per capita da população (com a renda per capita – individual, e não familiar- sendo extraída do Censo 2010 do IBGE).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais