Secult participa de agenda nacional da Cultura em Belém-PA

Entre os dias 9 e 11 de novembro, a Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins (Secult) participa de uma programação extensa em Belém-PA, com reuniões do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, o Banco da Amazônia, o Ministério da Cultura (MinC) e os secretários da Cultura dos Estados da Região Amazônica. O Tocantins também está presente na programação do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil – MICBR. A superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores, representa a pasta durante a agenda na capital paraense.

O encontro do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura tem sua programação marcada para os dias 10 e 11 de novembro, com a promoção de reuniões, oficina voltada para o Plano Desenvolvimento da Economia Criativa Brasileira, em parceria com o MinC, e atividades culturais.

“Temos importantes agendas em Belém e a primeira delas é o encontro do Fórum, que será muito produtivo, já que existem  alinhamentos que precisam ser feitos no momento, em relação à Política Nacional Aldir Blanc, lançada recentemente pelo MinC, a prorrogação da execução da Lei Paulo Gustavo e a Política de Territórios da Cultura. O momento é muito efervescente. Isso exige que os secretários e órgãos gestores de cultura estejam bem alinhados quanto à execução dessas políticas em seus estados”, explicou Kátia Maia.

Anúncio no meio do texto

A reunião acontece durante a terceira edição do MICBR, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, que segundo a superintendente é um momento importante de fomento e visibilidade que oportuniza aos artistas brasileiros participar e mostrar seus produtos de forma comercial e empreendedora.

“Vão acontecer várias rodadas de negócios onde esses artistas poderão, frente a frente com os seus possíveis contratantes se colocar no mercado. Esse é um momento ímpar e muito promissor, abrindo a perspectiva para os fazedores de cultura verem seus produtos de forma mercadológica. Essa aproximação mercado e produtor será facilitada nesse evento”, completou.

Dois grupos tocantinenses foram selecionados pelo Ministério da Cultura para participação no MICBR. Lamira Artes Cênicas e Varandas do Jalapão estão presentes na programação, após se classificarem entre os 260 empreendimentos culturais e criativos que compõem o evento. O primeiro levará ao público sete espetáculos de dança, teatro e circo, três projetos audiovisuais e duas oficinas. O segundo participará de rodadas de negócio, capacitações e mentorias para a criação de redes e a promoção de oportunidades. A Companhia de Circo Os Kako também participa do MICBR como convidada do Ministério da Cultura para o painel “Festivais de Circo e Arte de Rua no Brasil: desafios e caminhos para a sustentabilidade”, totalizando três participações tocantinenses.

Outra pauta na agenda em Belém será a reunião do Banco da Amazônia com o Ministério da Cultura e os Secretários de Cultura dos Estados da Região Amazônica, que contará com a presença da ministra Margareth Menezes. A reunião tem como foco a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e também acontece em paralelo à programação do MICBR, na sexta-feira, 10, às 16 horas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais