Secretário de Educação de Palmas é exonerado cinco dias após nomeação; nova titular assume a pasta
O secretário de Educação de Palmas, Robson Vila Nova Lopes, foi exonerado do cargo cinco dias após sua nomeação. A saída, segundo informou a Prefeitura de Palmas, ocorreu a pedido do próprio gestor. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município da última quarta-feira (23), que também oficializou a nomeação da pedagoga Anice de Souza Moura como nova titular da pasta.
Robson havia sido nomeado no dia 18 de julho, pouco após o retorno do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) ao comando do Executivo municipal, após revogação de prisão e afastamento determinado anteriormente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em ofício encaminhado ao gabinete do prefeito, Robson solicitou a exoneração. “Em tempo, agradeço o convite, a confiança e a oportunidade em servir ao município de Palmas em sua gestão”, escreveu. O prefeito afirmou que respeita a decisão do ex-secretário.
Mudanças após retorno de Eduardo Siqueira
A nomeação e exoneração de Robson ocorrem em meio a uma série de trocas no primeiro escalão da Prefeitura de Palmas. Durante o período de afastamento de Eduardo Siqueira, o vice-prefeito Carlos Velozo (Agir) assumiu o cargo interinamente e promoveu alterações em várias secretarias.
Com o retorno ao cargo, Eduardo reverteu as decisões do vice, exonerando os gestores indicados por Velozo e recolocando nomes alinhados à sua gestão. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito afirmou que faria “justiça aos seus companheiros” afastados.
Em entrevista à TV Anhanguera, o vice-prefeito negou atritos. “Acredito que [a relação com Eduardo Siqueira] vai ser mantida da mesma forma que nós tínhamos. Até porque não vi nenhum problema nas tomadas de decisões que eu precisava fazer”, disse Velozo.
Quem é a nova secretária
Anice de Souza Moura é pedagoga graduada pela Universidade Estadual do Tocantins (2010), bacharel em Direito (2020) e atualmente mestranda em Educação mediada por Tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui ainda especialização em gestão escolar, administração, supervisão, orientação, inspeção e gestão pública.
A nova secretária já atuou em diversas funções no setor educacional, tanto no governo estadual quanto no municipal. Sua atuação mais recente foi como superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). No município, já havia exercido a função de gerente de inspeção escolar na Semed.
Anice também é autora de projetos como o Palmas Home School e o Sistema Integrado de Matrículas de Palmas, desenvolvidos para a rede municipal de ensino.