Secretário de Educação de Palmas é exonerado cinco dias após nomeação; nova titular assume a pasta

O secretário de Educação de Palmas, Robson Vila Nova Lopes, foi exonerado do cargo cinco dias após sua nomeação. A saída, segundo informou a Prefeitura de Palmas, ocorreu a pedido do próprio gestor. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município da última quarta-feira (23), que também oficializou a nomeação da pedagoga Anice de Souza Moura como nova titular da pasta.

Robson havia sido nomeado no dia 18 de julho, pouco após o retorno do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) ao comando do Executivo municipal, após revogação de prisão e afastamento determinado anteriormente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em ofício encaminhado ao gabinete do prefeito, Robson solicitou a exoneração. “Em tempo, agradeço o convite, a confiança e a oportunidade em servir ao município de Palmas em sua gestão”, escreveu. O prefeito afirmou que respeita a decisão do ex-secretário.

Anúncio no meio do texto

Mudanças após retorno de Eduardo Siqueira

A nomeação e exoneração de Robson ocorrem em meio a uma série de trocas no primeiro escalão da Prefeitura de Palmas. Durante o período de afastamento de Eduardo Siqueira, o vice-prefeito Carlos Velozo (Agir) assumiu o cargo interinamente e promoveu alterações em várias secretarias.

Com o retorno ao cargo, Eduardo reverteu as decisões do vice, exonerando os gestores indicados por Velozo e recolocando nomes alinhados à sua gestão. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito afirmou que faria “justiça aos seus companheiros” afastados.

Em entrevista à TV Anhanguera, o vice-prefeito negou atritos. “Acredito que [a relação com Eduardo Siqueira] vai ser mantida da mesma forma que nós tínhamos. Até porque não vi nenhum problema nas tomadas de decisões que eu precisava fazer”, disse Velozo.

Quem é a nova secretária

Anice de Souza Moura é pedagoga graduada pela Universidade Estadual do Tocantins (2010), bacharel em Direito (2020) e atualmente mestranda em Educação mediada por Tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui ainda especialização em gestão escolar, administração, supervisão, orientação, inspeção e gestão pública.

A nova secretária já atuou em diversas funções no setor educacional, tanto no governo estadual quanto no municipal. Sua atuação mais recente foi como superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). No município, já havia exercido a função de gerente de inspeção escolar na Semed.

Anice também é autora de projetos como o Palmas Home School e o Sistema Integrado de Matrículas de Palmas, desenvolvidos para a rede municipal de ensino.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais