Secretaria Municipal de Saúde emite nota sobre as notificações de casos de sarampo em Palmas

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) informou nesta quarta-feira (30) que investiga dois casos suspeitos de sarampo na capital. As notificações envolvem um menino de 8 meses — idade inferior à faixa etária de vacinação, recomendada a partir de 1 ano — e uma menina de 1 ano de idade.

Bloqueio vacinal foi realizado nas residências

Equipes da Semus estiveram nas casas das crianças para realizar o bloqueio vacinal, que consiste na verificação e aplicação da vacina em pessoas que mantêm contato direto com os casos suspeitos, com o objetivo de conter a possível disseminação do vírus.

Anúncio no meio do texto

A análise laboratorial das amostras está sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).

Leia mais: Dois casos de sarampo são notificados em Palmas e um em Porto Nacional.

Leia mais: Com cobertura vacinal abaixo de 50%, Palmas faz barreira sanitária para conter o avanço do sarampo.

Força-tarefa amplia ações de imunização

Paralelamente à investigação, a Semus mantém uma força-tarefa para atualizar as cadernetas de vacinação da população. A secretaria reforça o chamado para que moradores procurem as unidades de saúde para verificar a situação vacinal e se imunizar.

A prefeitura também informou que, nos próximos dias, divulgará a programação de ações extramuros aos finais de semana, com o objetivo de ampliar o acesso à vacina e conter o avanço da doença.

Informações: Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais