Secretaria da Segurança Pública do Tocantins investe na valorização psicossocial do policial civil

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) tem desenvolvido uma série de ações e programas com o objetivo de valorizar e cuidar da saúde psicossocial dos profissionais da Polícia Civil. Por meio da Gerência de Valorização Profissional, a SSP/TO oferece um conjunto de iniciativas que visam promover o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores. 

Entre os programas oferecidos estão o de atendimento psicossocial individual; grupo que trabalha quadros de ansiedade e depressão (remoto e presencial) e ações de prevenção e promoção à saúde. A Espol conta com academia de musculação e a SSP/TO também oferece o projeto Segurança em Movimento, que promove o bem-estar físico, mental e social dos profissionais. O projeto integra as modalidades de treinamento funcional, corrida/caminhada de rua e promoção periódica de eventos esportivos de maior abrangência.

“Além desses também realizamos visitas domiciliares na Capital e proximidades, prestamos apoio à família enlutada e realizamos visita hospitalar, quando solicitado. Também fazemos  avaliação psicológica para laqueadura e vasectomia”, explicou a gerente de Valorização do Servidor, psicóloga Leni Barbosa. 

Anúncio no meio do texto

A gerente explica ainda que as demandas chegam ao setor de forma espontânea ou que os servidores podem ser encaminhados pela Corregedoria-geral de Polícia Civil ou pelas chefias imediatas. Para garantir o acesso aos serviços, a Gerência de Valorização do Policial Civil disponibiliza canais de atendimento pelos números (63) 9 8131-2176, (63) 3218 6890 e (63) 98131 3402 (whatsapp).

“Com essas medidas, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins reafirma seu compromisso em valorizar e zelar pelo bem-estar dos policiais civis, reconhecendo a importância de cuidar da saúde física e mental desses profissionais que desempenham um papel fundamental na segurança da sociedade”, lembrou o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira. 

Pró-Vida

Essas ações estão alinhadas ao Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), do Ministério da Justiça. Esse programa foi criado com o intuito de valorizar os profissionais que atuam na área de segurança pública e defesa social, reduzindo os riscos enfrentados no exercício de suas funções diárias e dando ênfase à prevenção da saúde física e mental. Vale ressaltar que essas iniciativas também estão de acordo com a Lei 14.531/2023, que prevê ações de apoio à saúde mental e prevenção ao suicídio para os profissionais de segurança pública, e leva em conta a implementação do Centro de Atendimento Biopsicossocial e Ocupacional da Policia Civil e Policia Científica (CEABIO). 

Segurança Pública foca na valorização física e mental do servidor. Foto: Luiz de Castro
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais