Sebrae Tocantins realiza em Paraíso o workshop Gente que faz

Com o objetivo de fortalecer as lideranças regionais e estabelecer a visão de futuro do Território Empreendedor Vale do Araguaia, o Sebrae Tocantins realiza na próxima quinta-feira, 25, o segundo encontro do programa Líder. O evento, que ocorrerá na sede da instituição em Paraíso do Tocantins, promove o debate sobre as características de um verdadeiro líder por meio do workshop Gente que faz.

O Líder tem como foco mobilizar, qualificar e integrar lideranças, visando o planejamento e coordenação das ações regionais. A iniciativa prevê o desenho do plano estratégico da região do Vale do Araguaia, que abrange 16 municípios, além da definição de um sistema de governança e um método de acompanhamento e controle de gestão do desenvolvimento.

Rérison Antônio Castro, superintendente do Sebrae Tocantins, pontua que o programa Líder oferece uma metodologia inovadora, que oferta capacitação aos líderes regionais para interagirem e promoverem o fortalecimento de seu território a partir da identidade e interesses comuns. “Todo líder de alta performance precisa estar motivado por um propósito transformador. O Sebrae atua justamente no fortalecimento e conexão desses atores de desenvolvimento para impactar positivamente no cenário socioeconômico do Vale Araguaia. E essas lideranças levarão consigo o protagonismo, a cooperação e a certeza da importância de seu papel como agente transformador”, enfatiza.

O programa aborda temas como liderança, visão de futuro, articulação, busca de consenso e monitoramento dos compromissos públicos. A metodologia está estruturada em oito encontros e quatro fóruns que irão valorizar o debate social.

Entenda a jornada

Após a seleção de um território para receber essa estratégia de desenvolvimento, inicia-se a primeira etapa – Nosso Território. Respeitando a dinâmica já existente no local, é realizado um seminário com a participação do Sebrae, instituições parceiras convidadas e representantes locais. O objetivo é permitir que as instituições apresentem o seu histórico de atuação. Além disso, nessa etapa o Sebrae brinda o território escolhido com um observatório online de informações socioeconômicas daquele conjunto de municípios, o Observatório Data MPE Brasil (https://datampe.sebrae.com.br/profile/geo/vale-do-araguaia-to).

A segunda etapa, chamada Conexões e Horizontes, é o momento para mobilizar lideranças voluntárias, visionar um futuro desejado e definir uma Agenda de Desenvolvimento Local, por meio da metodologia Lider, mas também ir além, com a definição de uma identidade local e a construção de um planejamento de comunicação e relacionamento do território.

Por último, na terceira etapa – Transformação, é hora de priorizar, conectar a estratégia com os parceiros e executar a Agenda de Desenvolvimento, por meio de ciclos anuais de planejamento e execução. Para isso, primeiramente, é são definidas os projetos e ações prioritárias. Em seguida, é realizado um seminário com a presença do Sebrae e de parceiros, para que conheçam as ações priorizadas e identifiquem suas possibilidades de contribuição.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais