Saúde de Palmas realiza as primeiras castrações de cães e gatos de 2025

Na manhã desta terça-feira, 14, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) deu início aos primeiros procedimentos de castração gratuita de cães e gatos para o ano de 2025. O serviço, atualmente realizado nas clínicas credenciadas ‘Bolinha de Pelo’ e ‘Filhotes e Fricotes’, disponibilizou 150 vagas para esta etapa. Os agendamentos foram realizados em dezembro de 2024.

Entre os beneficiados está a auxiliar administrativo Alanis de Jesus Sousa, 21 anos, que levou o gato Bills, de 1 ano, e a cadela Princesa, de 1 ano e 6 meses. Dona de quatro cachorros e seis gatos, Alanis já utilizou o serviço de castração da Semus em outras ocasiões e destacou a importância da ampliação do atendimento. “Tenho muito carinho pelos meus animais de estimação e fiquei feliz que o serviço foi expandido, permitindo que mais pessoas tenham acesso”, afirmou.

A servidora pública Mirtes Santos Silva, 48 anos, também conseguiu agendar a castração de sua cachorrinha Flora, de 1 ano e 5 meses. “Gostei da ampliação, agora temos mais acesso ao serviço”, disse.

Anúncio no meio do texto

O estudante universitário Adriano Barroso Araújo, 24 anos, que adotou a cadelinha Mel há mais de dois anos, ressalta a facilidade do cadastro pelo site Castra Pet. “O acesso foi fácil, consegui reunir as informações necessárias com praticidade”, comentou.

Acesso

Em fevereiro, o serviço de agendamento do Castra Pet será ampliado. Interessados devem aguardar a abertura de novas agendas, que serão divulgadas nos canais oficiais da Semus e da Prefeitura de Palmas. O serviço pode ser acessado diretamente pelo site oficial: castrapet.palmas.to.gov.br.

A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) orienta que o procedimento cirúrgico é indicado para cães e gatos com mais de seis meses de idade e em boas condições de saúde, confirmadas por avaliação veterinária. Além disso, é necessário que as fêmeas não estejam no cio, prenhes ou amamentando no dia agendado.

Antes da castração, é fundamental que o animal esteja em jejum de ração por 12 horas e de água por duas horas. O não cumprimento dessas orientações pode trazer riscos ao procedimento e resultar no cancelamento da cirurgia.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais