Rubêns Uchôa defende projeto de lei que proíbe linguagem neutra nas escolas

Durante a sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 22 na Câmara de Vereadores de Palmas, o veto da prefeita Cínthia Ribeiro ao projeto de lei que proíbe a inclusão da linguagem neutra nas escolas foi tema de votação.

O projeto é de autoria do atual deputado federal e ex-vereador de Palmas Felipe Martins. Ao vetar a lei, a justificativa da prefeita foi de que a legislação proposta é inconstitucional, já que de acordo com a Constituição Federal, apenas a União pode legislar sobre normas de ensino.

Antes da votação o vereador Rubens Uchôa fez uso da palavra para defender a derrubada do veto da prefeita. “Nós não estamos fazendo algo inconstitucional derrubando o veto. Entende-se que na Constituição no artigo 15º, inciso 1º, compete aos municípios legislar sobre assuntos de interesse local. Eu não estou fugindo da Constituição. Na Lei Orgânica no artigo 10º, cabe à Câmara Legislativa com a sanção do prefeito municipal, legislar sobre toda as matérias de competência do município, especialmente sobre assuntos de interesse local, inclusive suplementando a legislação federal e estadual”, afirmou

Anúncio no meio do texto

Rubens Uchôa também fez questionamentos sobre os motivos que levaram a prefeita a vetar o projeto.

“Nós temos um projeto de proibição. Qual é a intenção da prefeita Cínthia de não quer proibir a linguagem neutra? Qual é a intenção da prefeita Cínthia em querer vetar esse projeto que proíbe a linguagem neutra?”, questionou.

O parlamentar defendeu ainda que é contra o ensino da linguagem neutra nas escolas. “Claro que nós não podemos aceitar, essa Casa tem representantes que têm honrado famílias e honrado princípios. Não adianta dizer que é contra a linguagem neutra, votando mantendo o veto. Agora é o momento de provarmos quem é contra e quem é a favor”, pontuou.

Após a fala e a votação dos demais vereadores, 11 parlamentares decidiram pela manutenção do veto e oito votaram pela derrubada. Com o resultado, o projeto de lei que proíbe a utilização da linguagem neutra nas escolas deverá ser arquivado.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais