Ronaldo Dimas lamenta falecimento de José Wilson Siqueira Campos
Com muita tristeza, recebi a informação do falecimento de José Wilson Siqueira Campos, maior responsável pela consolidação da luta de criação do Tocantins e figura política mais importante do nosso Estado.
Visionário, Siqueira chegou no antigo Norte goiano na década de 1960, em Colinas do Sul, hoje Colina do Tocantins. Lá, ele fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores e iniciou o movimento popular que pedia a criação do Tocantins, retomando uma luta muito antiga do histórico Joaquim Teotônio Segurado, ainda nos anos 1800. Siqueira foi vereador na cidade de 1965 a 1969 e presidente da Câmara em 1966. O destaque na política o impulsionou para a carreira em Brasília, onde foi deputado federal por quatro mandatos: 1971-1975, 1975-1979, 1979-1983 e deputado federal constituinte 1987-1988.
Na Assembleia Nacional Constituinte, Siqueira Campos protagonizou a luta pela emancipação do chamado Norte Goiano. Ele chegou a fazer greve de fome de 98 horas pela criação do Tocantins. A então região viveu séculos de isolamento e chegou a ser conhecida como “Corredor da Miséria” no Brasil. Depois de muita luta e articulação política, o resultado: Siqueira foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, redigindo e encaminhando a fusão de emendas, depois conhecida como Emenda Siqueira Campos. Aprovada, ela deu origem ao Estado do Tocantins com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Todos nós que tivemos a chance de viver e de construir as nossas vidas no Tocantins devemos a Siqueira Campos. Ele liderou um sonho e concretizou.
Após a criação do Estado, Siqueira Campos governou o Estado por quatro vezes. Suas gestões foram responsáveis por transformar e modificar completamente a vida na região. Antes corredor da miséria, somos um Estado que teve anos de prosperidade.
Eu, particularmente, também devo a Siqueira Campos. Em 2002, ele me incentivou a ingressar na política, com a minha candidatura bem sucedida a deputado federal. Depois, em 2006, tive a enorme honra de ser o candidato a vice-governador de Siqueira. Uma campanha dura, complicada, mas que foi sim reconhecida pelo povo do Tocantins alcançando quase 47% dos votos válidos.
Em 2011, Siqueira, que havia voltado ao comando do Palácio Araguaia pelos braços do povo após vencer a eleição de 2010, me convidou para ser secretário estadual das Cidades, cargo que tive a honra de exercer com muita lealdade e, admito, ampliou todas as minhas bases para que transformação de Araguaína iniciada em 2013 pudesse ser começada.
Hoje, com 94 anos, Siqueira se foi depois de dedicar a vida ao Tocantins. Expresso, de coração, os meus mais sinceros votos de força nesse momento de dor de familiares, amigos e admiradores.
Em vida, Siqueira fez história e, nós, temos o orgulho de ter usufruído de toda a sua construção.
Ronaldo Dimas
Engenheiro, ex-deputado federal e ex-prefeito de Araguaína