Ricardo Ayres quer incluir vacina contra herpes-zóster no Programa Nacional de Imunização do SUS

O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) encaminhou ao Ministério da Saúde uma indicação (122/2023), requerendo à pasta a inclusão da vacina contra herpes-zóster (cobreiro) no Programa Nacional de Imunização. A doença, causada pelo vírus da catapora ou varicela, surge principalmente na idade adulta (1 em cada 3 pessoas), é caracterizada por dores e bolhas na pele e pode até levar à morte.

“A enfermidade, que geralmente acomete idosos, pode ter várias complicações, inclusive algumas potencialmente fatais, principalmente se o paciente possuir mais de 50 anos, quando o risco de infecção é elevado. É possível prevenir esse quadro por meio de imunização, porém as vacinas possuem um custo muito elevado, tornando-se inacessíveis para grande parcela da população. Os preços variam de R$ 450 a R$ 1.600”, justificou Ricardo Ayres.

Aprovada pela Anvisa no ano passado, a vacina pode ser administrada mesmo que o paciente já tenha tido um episódio de herpes na vida.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais