Religião nas eleições: 69 pastores e 95 “irmãos” são candidatos no Tocantins

Conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado do Tocantins conta com 69 pastores, 95 “irmãos” e mais quatro padres como candidatos nas eleições de 2024. Ao todo, foram registrados 6.441 nomes para o Legislativo Municipal, além de 325 candidatos a prefeito e vice-prefeitos nos 139 municípios.

O Jornal Primeira Página filtrou entre todos os candidatos do Tocantins aqueles que declaram como profissão “sacerdote ou membro de ordem ou seita religiosa”, ou que incluíram o termo “pastor”, “irmão”, “irmã” e “padre” como nome oficial de candidatura.

Partidos que mais receberam candidaturas de padres e pastores

Anúncio no meio do texto

Entre os pastores (homens e mulheres) e padres candidatos no Tocantins, o Republicanos se destaca como o partido mais escolhido, com 16 candidaturas. Em seguida, o Progressistas aparece com 13 candidaturas, e o União Brasil com 10, completando os três primeiros lugares.

Partidos que acolheram os “irmãos”

Por outro lado, os “irmãos” (homens e mulheres) que se candidataram em todo o estado do Tocantins mostraram preferência pelo União Brasil, que recebeu 19 candidaturas, seguido pelo Republicanos, com 17. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 8 candidaturas, e o Progressistas, com 7, também se destacam entre os partidos escolhidos por esses candidatos.

Candidatos que são pastores e padres no Tocantins

No que tange aos cargos pleiteados, a maioria dos pastores (homens e mulheres) concorre ao cargo de vereador, com 64 candidaturas. Quanto aos padres, somente dois concorrem também ao Legislativo Municipal. Outros cargos, como vice-prefeito (4 candidaturas) e prefeito (3 candidaturas), também são pleiteados, conforme abaixo.

  • Nazaré: Padre Josimar (Republicanos)
  • Pium: Padre Fernando (PP)
  • Muricilândia: Cainã Guimarães (União)

Cainã Guimarães não usou o termo “pastor” de forma oficial em sua candidatura, mas o Jornal Primeira Página apurou que ele é pastor no município de Muricilândia.

Candidatos que são irmãos” no Tocantins

Da mesma forma, os “irmãos” (homens e mulheres) concentram suas ambições principalmente nas câmaras municipais, com 90 candidaturas para vereador. Apenas 3 “irmãos” concorrem ao cargo de vice-prefeito e 2 ao de prefeito, conforme abaixo.

  • Santa Terezinha do Tocantins: Irmão Doda (Republicanos)
  • Dois Irmãos do Tocantins: Irmão Geciran (UNIÃO)

    Cidades com maior número de candidatos envolvidos com religião

    Entre as cidades tocantinenses, Palmas lidera como a cidade com o maior número de candidatos entre pastores, padres e “irmãos”, totalizando nove postulantes. Porto Nacional vem logo em seguida, com oito candidatos, seguida por Tocantinópolis e Santa Fé do Araguaia, cada uma com seis candidatos. Muricilândia fecha o grupo das cinco cidades com mais candidaturas religiosas, somando cinco postulantes.

    Leia também

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais