Reforma Tributária: Júlio Oliveira apresenta emenda para garantir funcionamento de hospitais filantrópicos

Com o objetivo de garantir segurança tributária para as atividades de instituições hospitalares filantrópicas, o deputado federal Júlio Oliveira apresentou nesta terça-feira, 09, uma emenda ao Projeto de Lei Complementar (PLP68/2024) que trata da Reforma Tributária.

A emenda supressiva apresentada pelo parlamentar visa, portanto, evitar que as instituições filantrópicas de assistência social sejam submetidas a um tratamento tributário diferenciado, o que resultaria em uma carga tributária expressiva para essas entidades, reconhecidamente imunes. A medida busca garantir que essas instituições possam continuar prestando serviços essenciais sem enfrentar novos obstáculos financeiros.

O PLP 68/2024 propõe a instituição do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto Seletivo (IS). No entanto, o Art. 472 do substitutivo introduz alterações nos artigos 9º e 14 da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Código Tributário Nacional), consideradas pelo deputado como desvinculadas do objetivo central da reforma tributária.

Anúncio no meio do texto

O parlamentar alerta que a manutenção do Art. 472, pode criar sérios obstáculos ao funcionamento dessas instituições, que desempenham um papel fundamental no atendimento à população carente.

“Muitos municípios brasileiros dependem exclusivamente dos serviços de Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos, além dos inúmeros projetos sociais e educacionais em andamento”, destacou o deputado.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais