Quebradeiras de coco lançam aplicativo para gestão da produção de babaçu

Mulheres e jovens quebradeiras de coco do Bico do Papagaio, no Tocantins, passam a contar com o aplicativo Babaçuais, ferramenta digital que possibilita registrar e acompanhar, em tempo real, a produção e o estoque de subprodutos do coco, como azeite, óleo e flocos. A tecnologia também facilita o planejamento e a comercialização, fortalecendo a gestão comunitária da atividade extrativista.

O lançamento ocorreu em 30 de julho e integra o projeto Viva Babaçu: Inclusão digital como estratégia de empoderamento de jovens e mulheres quebradeiras de coco babaçu, resultado de parceria entre a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (ASMUBIP) e a Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), com patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Governo Federal.

O aplicativo poderá ser usado por associadas da ASMUBIP, organizadas em núcleos comunitários, e pela central de beneficiamento da associação, o entreposto Viva Babaçu. O desenvolvimento foi realizado pela Cooperativa EITA, com participação direta das quebradeiras e assessoria técnica da APA-TO.

Anúncio no meio do texto

Tecnologia como aliada da preservação

Segundo a coordenadora-geral da ASMUBIP, Maria do Socorro Teixeira, a tecnologia representa uma nova etapa da luta pela preservação dos babaçuais.

“Esse aplicativo vem para ajudar a gente a divulgar a importância dessa árvore em pé. […] Hoje nós temos toda tecnologia para lutarmos pelo babaçu. Vamos divulgar, pois se você divulga que tem a produção do babaçu e que serve para sustentar sua família, você ajuda a dizer que aquela árvore tem que ficar em pé”, afirmou.

A gerente de Responsabilidade Social do Serpro, Regina Farias, disse que o objetivo é ampliar iniciativas semelhantes.

“O nosso compromisso é […] que esse aplicativo seja de fato útil na vida de vocês e ajude na produção, na venda e na qualidade de vida.”

Ferramenta estratégica para a cadeia produtiva

Para o presidente da APA-TO, Francisco Gomes, a ferramenta é estratégica para o fortalecimento da cadeia produtiva.

“Um aplicativo desse ajuda muito as companheiras no momento de comercialização e até mesmo para as cooperativas entrarem no aplicativo e perceberem o quanto cada quebradeira tem”, avaliou.

O Babaçuais está disponível para uso imediato pelas associadas e contará com acompanhamento técnico, oficinas e suporte contínuo.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais