Projeto Rede de Turismo fomenta Complexo de Multiatrativos na região das Serras Gerais
Um dos empreendimentos formatados é a Lagoa da Serra, atrativo localizado no município de Rio da Conceição. É uma lagoa com águas claras e com vista ao fundo da Serras Gerais, ambiente tranquilo e ótimo para levar a família e amigos para passeio ou para camping também. Hoje é o principal atrativo de Rio da Conceição e chama atenção de turistas nacionais e internacionais. O atrativo está há 25 km de Rio da Conceição, 55 km de Dianópolis, 400 km de Palmas -TO.
A Lagoa da Serra soma-se ao acervo de potenciais turísticos naturais que colocam os destinos tocantinenses na lista de preferências de visitantes vindos de todas as partes. A lagoa se desponta ao viajante após uma aventura, longe do conforto das estradas pavimentadas, sinalizadas, se vê às voltas com tortuoso caminho de chão bruto, com sua areia clara e fina e tons azulados em meio aos buritizais.
No dia 26 de novembro foi realizado FAMTOUR e PRESSTRIP na Lagoa da Serra onde agências e imprensa, puderam conhecer o atrativo, seus proprietários e o futuro projeto para o local: torná-lo um Complexo reunindo multiatrativos dentro da propriedade:
- Trilha dos Paredões de Areia;
- Formatação do Boia Cross no Rio Manuel Alves dentro da Propriedade;
- Construção dos chalés próximos ao Rio Severiano;
- Construção de um Mirante na parte mais alta, próximo a Lagoa, para contemplação da Serra e da Lagoa;
O agente de roteiro turístico do Sebrae na região de Almas e Rio da Conceição e engenheiro ambiental, Fernando Afonso Nunes, conta como funciona o projeto.
“Hoje o viajante vive experiências, conhece histórias autênticas, que pertencem àquele destino. É a partir do fortalecimento do empreendimento que se espera uma maior oferta de produtos visando atender à demanda turística cada vez mais crescente no Tocantins, especialmente nas Serras Gerais. Fortalecendo toda a rede turística da região e despertando novos olhares, e também encorajar outros empreendedores a investirem e criarem novos produtos com foco no turismo rural e ecoturismo”.
Jales e Clélia Valente, proprietários do Complexo dizem que a missão agora é colocar em prática toda as orientações das consultorias e que seguem firmes na luta pela diversidade no turismo de Rio da Conceição e das Serras Gerais e convida a todos a visitar o atrativo para desfrutar dos produtos que têm e vão oferecer.
Projeto Rede de Agentes de Turismo
Por meio do Projeto Rede de Agentes de Turismo, o Sebrae tem apoiado a estruturação de produtos turísticos juntamente com os atores do território e suporte ao poder público local nas ações de fortalecimento da governança e políticas públicas para o turismo em todas as regiões do Tocantins.
Serras Gerais
Região repleta de formações rochosas, esculpidas pela ação das águas e dos ventos, e cortada por cânions, rios de água cristalina, e cachoeiras deslumbrantes, as serras gerais está localizada no sudeste do Tocantins e vem se destacando como novo polo de Ecoturismo no Brasil.