Projeto Portal Amazônico promove duas noites de concertos musicais celebrando a cultura tocantinense

O projeto Portal Amazônico, contemplado no valor de R$ 50 mil no módulo III da categoria Linguagens Artísticas – Música do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195, de 8 de julho de 2022), chega aos palcos do Sesc Tocantins na próxima quinta, 2, e na sexta-feira, 3, para promover a música regional e o cancioneiro local, celebrando a autenticidade da cultura tocantinense. As apresentações ocorrerão a partir das 19h30, na unidade da Quadra 502 Norte, em Palmas. 

Com vocais de Lucimar, um dos principais nomes da música popular do estado, o projeto terá no instrumental a Orquestra Viva Música, com orquestração do repertório feita por Willames S. da Costa, produção executiva de Eduardo Andrade e regência e direção geral do maestro Bruno Barreto. Assim como a canção que lhe dá título, o concerto Portal Amazônico trará músicas que abordam a rica cultura e as belezas naturais do Tocantins, com as composições Flauta de Taboca, Por Entre os Dedos, Meu Tocantins, Quintal, Alumia, Sou Tocantinense, Gonzagão não Morreu, Brasilidade e Diamante Negro.

A expectativa da Associação Viva Música, proponente contemplada no edital, é de impactar nas esferas culturais, comunitárias e sociais. Assim, tornar a cultura mais acessível ao proporcionar oportunidades de participação em eventos, e promover a apreciação e valorização da música regional estão entre os resultados desejados. “Espera-se que o público palmense desenvolva uma maior apreciação pela música do cancioneiro regional, reconhecendo autenticidade, diversidade e valor cultural”, explica o maestro Bruno Barreto. A ideia é promover a identidade local e o pertencimento à cidade e ao Estado, por meio da identificação com a cultura e histórias compartilhadas por meio das músicas da terra.

Anúncio no meio do texto

Além dos espetáculos musicais, o projeto oferecerá uma palestra gratuita para estudantes e professores da rede pública de ensino, com o tema Viola de Buriti, instrumento musical característico da cultura tocantinense. Estima-se a participação de 80 pessoas, com local e data a serem definidas e divulgadas futuramente. 

Para outras informações, acesse as redes sociais @orquestravivamusica e @associacaovivamusica.

Orquestra Viva Música

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por intermédio do Programa Oficina de Criação, Performance e Difusão Musical (OCA Musical), o corpo artístico Orquestra Viva Música é vinculado à Associação Viva Música, surgindo da necessidade do fomento à prática e à fruição da música instrumental de concerto. Com enfoque em atividades culturais tocantinenses, o grupo participa do Sesc Partituras (parceria com o Sesc Tocantins); Sexta cultural; Quarta Clássica (parceria com a Fundação Cultural de Palmas); Músicos da Alegria (parceria com a Fundação Cultural de Palmas e Hospital Geral de Palmas); e o projeto Orquestra Viva Música: Tocantins em Concerto, com patrocínio da Energisa, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Lucimar

Lucimar é cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, arranjador e criador de jingles. Natural de Filadélfia/TO, nascido na Fazenda Mariquinha, atuou por mais de 30 anos em São Paulo como músico e produtor musical e há 20 anos está radicado em Palmas como diretor do projeto AmazoniCanToria. Conhecido nacionalmente, possui um acervo de mais de 300 títulos interpretados por artistas renomados como Leonardo; Chitãozinho e Xororó; Daniel; Zezé Di Camargo e Luciano; Padre Marcelo Rossi; Rick e Renner; Peninha; Milionário e José Rico; Luan Santana; Targino Gondim, além de trilhas sonoras para novelas e filmes.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais